sexta-feira, 3 de junho de 2011

Origem da Festa Junina:

Origem da Festa Junina:
Antes de Cristo já existia a tradição de festejar o início da colheita em junho. Desde os tempos pagões, a data é comemorada com fogueira, dança, música e comida.  A partir do século VI os cristãos passaram a celebrar o aniversário de São João. No séc. XIII os portugueses incluiram São Pedro e São João. Desde 1583 a data é comemorada no Brasil.
Quando a corte real portuguesa se mudou para o Brasil, no séc. IXX, trouxe uma dança francesa, somente praticada pela aristocracia européia. Ela se chama quadrilha, e se tornou popular entre os camponeses do Brasil. E passou a ser dançada em homenagem aos santos juninos (Santo Antônio,São João e São  Pedro) para agradecer as boas colheitas da roça. O homem do campo normalmente é muito devoto e religioso. Ela é dançada por um número par de casais e comandada por um marcador, que orienta os casais, usando palavras afrancesadas, aportuguesadas, e acrescida de temática   campestre. A festa junina é comemorada em todo o país. As mais famosas são as nordestinas.
No Brasil, o mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilha. Fios de bandeirinhas coloridas em forma de triângulo decoram o ambiente, há muitas brincadeiras, música e comida típica.  

Como se vestir para a Festa Junina:
A Festa Junina tem uma fantasia  típica, o traje caipira (palavra tupi para designar o habitante do campo ou da roça, de pouca instrução, modos rústicos e inocente) que é usado por todas as idades. O  chapéu de palha com as pontas desfiadas serve para ambos os sexos. Os rapazes vestem camisa de botão xadrez,  e calça pula- brejo (altura no meio da canela) com remendos de cores  diferentes e botina sem meias. No rosto tem bigode e barbicha, e um lenço amarrado no pescoço. As moças vestem um vestido estampado, um pouco abaixo do joelho,com rendas na bainha.Usam tranças (podem ser fios de lã presos no cabelo natural) e fitas no cabelo. As meias são curtas e o sapato velho. No rosto, as bochechas são bem vermelhas e tem uma pintinha perto do nariz.

Comidas Típicas de Festa Junina:
Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos pratos típicos,  são feitos deste cereal, como também do arroz, amendoim e do coco. São receitas de comida  de diversas origens, que se tornaram popular no Brasil. São elas:
  • Curau /Pamonha/ Canjica/ Milho verde Cozido/ Suco de milho verde  / Bolo de Milho Verde / Bolo de Fubá / Broa de Fubá
  • Arroz Doce/ Baba de moça /  Cocada/ Bom-bocado/ Cajuzinho/ Doce de Abóbora/ Doce de batata-doce/ Maria-mole /Pé  de moleque/ Pastel Junino/ Quebra Queixo/ Quindim /Suspiro
  • Quentão (bebida feita com gengibre, pinga e canela)/ Vinho Quente
  • Biscoito de Polvilho/ Rosquinhas de São João
  • Batata Doce Assada/ Pipoca/ Pinhão
  • Cuzcuz  
 
Música Junina:
A música tocada nas festas, vem do nordeste do Brasil. Ela se chama forró e utiliza a sanfona, zabumba, pandeiro  e o triângulo como instrumentos principais. Os versos cantados ( sobre o cotidiano, experiências pessoais, e desafios orais de improviso) derivam diretamente da cultura popular da península ibérica e da França, dos trovadores medievais. O ritmo possue influências árabe, índigena, africana e se assemelha muito com o que era tocado no sudoeste da França, como também a dança dos casais coladinhos, dos bailes populares franceses, de décadas atrás . O Brasil assimila muito bem os elementos culturais estrangeiros, reinventando-os e enriquecendo-os.  Hoje em dia o forró serve de referência  e de resgate cultural, para os países que outrora lhe serviram de influência.

Brincadeiras para a festa Junina:
Maquiagem Queimar uma rolha e fazer bigode, barbicha e cavanhaque nos rapazes. Com um  batom vermelho fazer um círculo nas bochechas das moças, e espalhar com os dedos, em movimentos circulares, para aumentar o círculo. Utilizar um lápis preto de maquiagem para fazer uma pintinha e sardas no centro do rosto  
Caça ao objeto Faz-se uma lista de objetos fáceis de serem encontrados no local onde a festa será realizada. Reúne-se os participantes para avisá-los do tempo disponível e o nome do objeto que devem procurar. Ao sinal de um apito todos correm para procurá-lo. Ao sinal de outro apito devem retornar pois é o aviso de que o tempo terminou ou o objeto já foi achado. O primeiro que retornar com o objeto pedido é o vencedor. Se o objeto não for encontrado, pede-se o seguinte da lista.    
Cadeia Escolhe-se um local isolado ou cercado por cadeiras, para ser a cadeia. Nomeia-se (ou sorteia-se) um delegado e seus ajudantes. O preso vai até a cadeia e, paga uma prenda (mostra uma habilidade), para ser solto, que pode ser: cantar, recitar, dançar, fazer uma imitação, etc. Se houver um palco com microfone, a cadeia pode ser colocada num canto dele. E a prenda, ao ser paga diante do microfone, será vista por todos da festa.   
Corrida do milho Traçam-se duas linhas paralelas e distantes. Atrás de uma das linhas, coloca-se uma bacia com grãos de milho. Atrás da outra linha, os participantes são reunidos aos pares - um deles segura uma colher e o outro um copo descartável. Dado o sinal, os participantes com a colher correm até a bacia. Enchem a colher com milho e voltam para a linha de largada. Lá chegando, colocam o milho no copo que seu companheiro segura. Vence a dupla que primeiro encher o copinho com milho.   
Corrida do ovo na colher Marca-se um local de partida e outro de chegada. Cada corredor deve segurar com uma das mãos (ou a boca) uma colher com um ovo cozido em cima. Vence quem chegar primeiro ao local de chegada, sem derrubar o ovo. Se quiser variar, substitua o ovo cozido por batata ou limão.   
Corrida do Saci ou Corrida dos sapatos Traçam-se duas linhas paralelas e distantes. Na primeira linha, os corredores tiram os sapatos, que são levados para trás da outra linha, onde são misturados. Dado o sinal, eles devem sair pulando com o pé esquerdo até a outra linha. Depois de calçar seus sapatos, devem retornar, pulando com o pé direito. Vence quem chegar primeiro ao local de chegada, estando calçado de modo correto.   
Corrida do saco Marca-se um local de partida e outro de chegada. Cada corredor deve colocar as pernas dentro de um saco grande de pano e segurá-lo com ambas as mãos na altura da cintura. Dado o sinal, saem pulando com os dois pés juntos. Vence quem chegar primeiro ao local de chegada.  
Dança da laranja Formam-se alguns casais para a dança. Uma laranja é colocada entre as testas de cada par. Os casais devem dançar, sem tocar na laranja com as mãos. Se a laranja cair no chão, o casal é desclassificado. A música prossegue até que fique só um casal. A laranja pode ser substituida por uma outra fruta redonda como a maça ou o limão.  
Dança das cadeiras Forma-se um círculo com tantas cadeiras quantos forem os participantes menos uma. Os assentos ficam voltados para fora. Coloca-se música e todos dançam em volta das cadeiras. Quando a música parar, cada um deve sentar numa cadeira. Um participante vai sobrar e sair da brincadeira. Tira-se uma cadeira e a dança recomeça. Vence quem conseguir sentar-se na última cadeira.  
Boliche Os pinos são feitos com latas vazias de refrigerante, encapadas com papel colorido. Faz-se uma linha de arremesso a cerca de 2 metros de distância. A bola deve arrastar no chão até atingir os pinos. Cada participante pode fazer  três tentativas. O coordenador anota o número de pinos derrubados em cada tentativa. Vence quem derrubar mais pinos.   
Derruba latas Sobre uma mesa, coloca-se latas vazias de refrigerante. Faz-se uma linha de arremesso a cerca de 1,5 metros de distância. Cada participante recebe três bolinhas, para fazer três tentativas. O coordenador anota o número de latas derrubadas em cada tentativa. Vence quem derrubar mais latas.   
Boca do palhaço O palhaço deverá  ter  1,50m, e ser feito de papelão. No lugar da boca fazer um orifício para poder passar as  três bolas a serem arremessadas. Enfeitar o palhaço com papel colorido. Faz-se uma linha de arremesso a cerca de 2 metros de distância. A bola deve entrar na boca do palhaço. Cada participante pode fazer  três tentativas. O coordenador anota o número de bolas que entraram na boca. Vence quem fizer entrar todas as bolas.   
Jogo das argolas Enche-se com água garrafas de refrigerante (plásticas e grandes) e aperta-se bem as tampas. Arruma-se as garrafas no chão com pelo menos um palmo de distância entre elas. Faz-se uma linha de arremesso a cerca de 1,5 metros de distância. Cada participante recebe cinco argolas (ou pulseiras), para fazer cinco tentativas. Vence quem acertar mais argolas nos gargalos das garrafas.   
Rabo do burro Desenhe um animal de costas ou de lado numa cartolina e prenda numa parede. Cada participante deve receber uma etiqueta autocolante grande (já destacada). De olhos vendados, deve caminhar até o desenho e colar o rabo do animal. Quem colocar o rabo mais próximo do local correto é o vencedor.   
Jogo do bigode Desenhe numa cartolina/ papelão  um rosto masculino e prenda numa parede. Cada participante deve receber, em cada mão, uma parte do bigode com uma tachinha no lado de trás. De olhos vendados, deve caminhar até o desenho e pregar os dois lados do bigode. Quem colocar o bigode mais próximo do local correto é o vencedor.   
Jogo da trança Desenhe numa cartolina// papelão  um rosto femenino e prenda numa parede. Cada participante deve receber, uma trança com tachinha no lado de trás. De olhos vendados, deve caminhar até o desenho e pregar a trança. Quem colocar a trança mais próxima do local correto é o vencedor.   
Pescaria  de animais brasileiros Recorte a forma de alguns animais brasileiros, como o jacaré, tucano, onça pintada, anta,peixe-boi, boto cor-de-rosa, papagaio,poraquê , jibóia e ararajuba em cartolina. Faça um corte no lugar da boca e prenda um clipe ali (parecerá uma argola). Faça varas de pescar amarrando um barbante em cada vareta. Depois, na outra ponta do barbante amarre um outro clipe aberto na lateral. O clipe quando aberto tem o formato de gancho, como um anzol. Espete os animais numa grande bacia com areia. Vence quem pescar mais animais ou com o número de maior valor.   
Pescaria Recorte muitos peixes em cartolina colorida. Faça um corte no lugar da boca do peixe e prenda um clipe ali (parecerá uma argola), faça os dentinhos para parecer uma piranha. Faça varas de pescar amarrando um barbante em cada vareta. Depois, na outra ponta do barbante amarre um outro clipe aberto na lateral. O clipe quando aberto tem o formato de gancho, como um anzol. Espete os peixes numa grande bacia com areia. Vence quem pescar mais peixes ou com o número de maior valor.   
Brincar de corda cobrinha , foguinho,etc.  
Cabo-de-guerra Traça-se uma linha no chão, dividindo ao meio o local escolhido para o jogo. Os participantes, separados em dois times iguais, ficam em fila, cada grupo do seu lado, segurando uma corda de uns cinco metros de comprimento. A marca (bem visível) que mostra o meio da corda, deve ficar exatamente acima da linha traçada no chão. Dado o sinal, os participantes puxam a corda na direção do seu lado. Vence o grupo que conseguir fazer um participante do outro grupo pisar a linha traçada no chão.  
Carrinho de mão Traçam-se duas linhas paralelas e distantes. Atrás de uma delas, os participantes são reunidos aos pares e formando duas fileiras, uma atrás da outra. Dado o primeiro sinal, o participante da dupla que está na fileira da frente, apóia as mãos no chão e estica as pernas para trás. Seu companheiro da fileira de trás, levanta suas pernas e segurando-as à altura do joelho, fica entre elas. Dado o segundo sinal, as duplas começam a correr, um com os pés e o outro com as mãos. Quem cair volta à linha de largada. Vence a dupla que alcançar a linha de chegada primeiro.    
Corrida da galinha Marca-se um local de partida e outro de chegada. Cada participante deve caminhar acocorado, fazendo-se o menor possível. Quem cair sentado no chão ou ajoelhado, volta para o local de partida. Vence quem chegar primeiro ao local de chegada.  
Corrida dos Sacis em fila (com um pé só) Traçam-se duas linhas paralelas e distantes. Atrás de uma delas, os participantes são reunidos em dois grupos iguais. Em fila, os participantes seguram firme nas costas de quem está na sua frente. Dado o sinal, os participantes avançam pulando com o pé esquerdo até a outra linha. Depois, devem retornar, pulando com o pé direito. Se a fila se romper, o grupo volta à linha de largada. Vence o grupo que alcançar a linha de chegada primeiro. Nota: Pode-se fazer mais de duas filas com os participantes. Por exemplo - três filas com três participantes cada.   
Corrida dos sapos em fila (com os dois pés ao mesmo tempo) Traçam-se duas linhas paralelas e distantes. Atrás de uma delas, os participantes são reunidos em dois grupos iguais. Em fila, os participantes seguram firme na cintura de quem está na sua frente. Dado o sinal, os participantes avançam pulando. Se a fila se romper, o grupo volta à linha de largada. Vence o grupo que alcançar a linha de chegada primeiro. Nota: Pode-se fazer mais de duas filas com os participantes. Por exemplo - três filas com três participantes cada.   
Correio-elegante   É o serviço de entrega de bilhetes durante a festa. Quando não estiver entregando os bilhetes, o entregador passeia pela festa, oferecendo o serviço de correio. A mensagem é escrita num cartão ou papel colorido. Se a festa for grande, o correio pode ficar numa mesa, onde os cartões são escritos por uma pessoa e entregues por outra. Para facilitar, pode-se fazer um mural ou cartaz com exemplos de quadrinhas amorosas ou engraçadas. Pode-se, também, levar alguns cartões prontos.
Exemplos de correio elegante:  
  • "Quando cheguei nessa festa / Senti cheiro de rosa. / Meu coração logo disse: / Aqui tem moça formosa!"
  • "Manjericão miudinho / salpicado de a b c, / meu coração só me pede / que eu me case com você."
  • "Se eu tivesse certeza / que tu me tinhas amor / caía nesses teus braços / como o sereno na flor."
  • "Não tenho maior riqueza, / nem prenda para te dar, / só tenho meu coração / prontinho pra te amar."
  • "As vezes fico pensando / pensando não sei em quê / mas no fim do pensamento / eu só penso em você."

Marcação para Quadrilha:

Marcação para Quadrilha:
1.ª Parte: Comandos iniciais
ENTRADA
  1. Caminho da festa!
    Os pares se dividem e se colocam nas extremidades. Entram no salão balançando os braços e param no centro, onde as duas filas se encontram. 
  2. Aos seus lugares!
    Anarriê (en arrière, para trás) ou Returnê (returner) - Os pares voltam em marcha-a-ré até o ponto em que estavam. 
  3. Damas para um lado e cavalheiros para o outro!
    Os pares se separam. Formam uma fileira de damas e outra de cavalheiros. Uma diante da outra. Cada cavalheiro fica em frente à sua dama.  
COMEÇA A MÚSICA 
(Músicas)
1- BALANCÊ!
Balançando o corpo no ritmo da música, damas e cavalheiros marcam o passo, sem sair do lugar. // Nota: Além de ser o primeiro comando "Balancê" é um grito de incentivo, repetido quase todas as vezes que um passo termina. Quando um comando é dado só para damas, os cavalheiros permanecem no "Balancê". E vice-versa.  
2- BALANCÊ COM SEU PAR
  1. Balancê!
    Balançando o corpo no ritmo da música, damas e cavalheiros marcam o passo, sem sair do lugar.  
  2. Anavant ( en avant)
    Avante, caminhar balançando os braços.
  3. Returnê
    voltar aos seus lugares. 
  4. Balancê vis-à-vis!
    Os cavalheiros balançam o corpo e caminham até as damas. Ao chegar perto, entrelaçam o braço direito no braço direito da dama. O casal dá duas voltas e as damas param. Eles voltam aos seus lugares caminhando de costas.  
  5. Balancê! (Balanceio!)
    Balançando o corpo, damas e cavalheiros marcam o passo, sem sair do lugar.  
  6. Ao centro! ou Anavan! (en avant)
    Damas e cavalheiros avançam para o centro balançando os braços e cumprimentam-se com um aceno de cabeça. 
  7. Beija-flor!
    As damas estendem a mão direita para o cavalheiro beijar. 
  8. Voa andorinha!
    Os cavalheiros dão um passo pra trás. Sem largar a mão da dama, ficam semi-ajoelhados. As damas dão duas voltas pela esquerda, balançando o vestido com a outra mão. Eles levantam. 
  9. Voa gavião!
    Os cavalheiros enlaçam a cintura da dama, com a mão direita. Ela coloca o braço esquerdo no ombro dele e dão duas voltas para a direita. 
  10. Aos seus lugares!
    Todos voltam aos seus lugares caminhando de costas.  
  11. Balancê! (Balanceio!)
    Balançando o corpo, damas e cavalheiros marcam o passo, sem sair do lugar.  
3- SAUDAÇÃO; CUMPRIMENTO ou TRAVESSÊ
Esses comandos podem ser feitos em duas seqüências iguais (A,B,C,D - A, B, C, D) ou quase (A,B,C,D - C,D) 
  1. Cavalheiros, saudação!(Cumprimento de cavalheiros) ou (Travessê de cavalheiros)
    Sem sair do lugar, elas balançam o corpo. Eles, balançando o corpo, caminham até elas. Cumprimentam sua dama, flexionando o tronco e mantendo a cabeça erguida. Voltam aos lugares caminhando de costas.  
  2. Damas, saudação!(Cumprimento de damas) ou (Travessê de damas)
    Sem sair do lugar, eles balançam o corpo. Elas, balançando o corpo, caminham até eles. Cumprimentam seu parceiro, com mesura, levantando levemente a barra da saia. Voltam aos lugares caminhando de costas.  
  3. Saudação geral! (Cumprimento de casal) ou (Travessê de casal)
    Damas e cavalheiros vão para o centro ao mesmo tempo. Cumprimentam-se e voltam aos seus lugares caminhando de costas.  
  4. Damas e cavalheiros, trocar de lado!(Travessê de damas e cavalheiros)
    As duas colunas vão para o centro ao mesmo tempo. Cruzam-se no centro pela direita e seguem até o outro lado do salão, trocando de lado. Eles, vão para o lugar antes ocupado por elas. E vice-versa. Ficando novamente de frente ao seu par.  
4- MARCAS AO CENTRO
(Antes do início da quadrilha, os pares são marcados pelo número 1 ou 2) 
  1. Primeiras marcas ao centro!
    Só os pares do grupo 1 vão ao centro. Os demais fazem "Balancê". 
  2. Balancê! (Balanceio!)
    No centro, os pares do grupo 1, balançam o corpo, sem sair do lugar.  
  3. Giro! ou Tur (tour)
    O cavalheiro abraça a cintura da dama, com a mão direita. Ela coloca o braço esquerdo no ombro dele e dão uma volta completa pra direita. 
  4. Aos seus lugares!
    Os pares do grupo 1, cumprimentam-se. E voltam aos lugares caminhando de costas.  
  5. Segundas marcas ao centro!
    Só os pares do grupo 2 vão ao centro. Os demais fazem "Balancê". 
  6. Balancê! (Balanceio!)
    No centro, os pares do grupo 2, balançam o corpo, sem sair do lugar.  
  7. Giro! (Tur)
    O cavalheiro abraça a cintura da dama, com a mão direita. Ela coloca o braço esquerdo no ombro dele e dão um giro completo pra direita. 
  8. Aos seus lugares! Os pares do grupo 2, cumprimentam-se. E voltam aos lugares caminhando de costas.  
2.ª Parte: Comandos em círculo
PASSEIO!
  1. Passeio! 
    As filas laterais giram pela direita e emendam-se em um grande círculo. Cada cavalheiro dá a mão direita à sua parceira. Os casais passeiam, balançando os braços soltos para baixo, no ritmo da música. 
  2. Trocar de dama! (Changê de dama!)
    Cavalheiros à frente, ao lado da dama seguinte.  
  3. Mais uma vez!
    O comando é repetido até que cada cavalheiro tenha passado por todas as damas e retornado pra seu par. (Se for dado o comando "passar duas" ou "passar três", passa duas ou três damas à frente.) 
  4. Trocar de cavalheiro! (Changê de cavalheiro!)
    Damas à frente, ao lado do cavalheiro seguinte.  
  5. Mais uma vez!
    O comando é repetido até que cada dama tenha passado por todos os cavalheiros e retornado pra seu par. (Se for dado o comando "Passar dois!" ou "Passar três!", passa dois ou três cavalheiros à frente. Se retornar ao "Passa um!", continuar repetindo "Mais uma vez!") 
  6. Dança da vassoura! 
    Uma das damas (a noiva) não participa e um dos cavalheiros fica sem par. Ao ouvir o comando "Trocar de dama!" ou "Changê de dama!" os cavalheiros trocam de par. Quem sobrar, dança no meio da roda com a vassoura.  
  7. Destrocar de dama!
    Ao ouvir o comando os cavalheiros voltam para seu par.  
  8. Anavan tur! ( Avantur)
    A dama e o cavalheiro dançam como no comando "Tur" (O cavalheiro abraça a cintura da dama, com a mão direita. Ela coloca o braço esquerdo no ombro dele e dão uma volta para a direita) Após uma volta, a dama passa a dançar com o cavalheiro da frente.  
  9. Mais uma vez!
    O comando é repetido até que cada dama tenha dançado com todos os cavalheiros e alcançado seu par. (Se for dado o comando "Passar dois!" ou "Passar três!", passa dois ou três cavalheiros à frente. Se retornar ao "Passa um!", continuar repetindo "Mais uma vez!") 
GRANDE PASSEIO!  
  1. Grande passeio!
    Com as damas à direita dos cavalheiros, os casais passeiam de braços dados formando um círculo de casais. Dançam balançando os braços soltos pra baixo, no ritmo da música. 
  2. Damas à direita, cavalheiros à esquerda!
    Soltam-se os braços. Damas fazem curva pra direita. Cavalheiros fazem curva pra esquerda. 
  3. Passeio dos namorados!
    Quando os pares voltam a se encontrar no centro, dão-se os braços. O par guia sai junto pra direita e o seguinte pra esquerda. E assim sucessivamente. Quando os pares voltam-se a se encontrar no centro, formam uma só fila. Cada dama à frente do seu parceiro. 
3.ª Parte: Comandos em fila 
CAMINHO DA ROÇA
(Vários comandos podem ser acrescentados nesse passo) 
  1. Caminho da roça!
    Damas e cavalheiros formam uma só fila e todos batem palmas. Ela fica à frente do seu parceiro. Caminham pra direita, balançando os braços. A fila deve deslizar como uma cobra pelo chão. 
  2. Olha a cobra!
    Todos se voltam e caminham em sentido contrário, dizendo em coro:- Aiiiiii! 
  3. É mentira!
    Damas e cavalheiros voltam a caminhar pra direita, dizendo em coro:- Ahhh! 
  4. Segue caminho da roça!  
  5. Olha a chuva!
    Todos fazem meia volta, dizendo em coro:- Uiiiii! 
  6. Já passou!
    Todos fazem meia volta, dizendo em coro:- Ahhh! 
  7. Segue caminho da roça!  
  8. Olha o buraco!
    Todos fazem meia volta, dizendo em coro:- Uiiiii! 
  9. Já consertou! 
    Todos dão meia volta novamente, dizendo em coro:- Ahhh! 
  10. Segue caminho da roça!
    Voltam para o "Caminho da roça".  
TRENZINHO
TRENZINHO ou CARACOL: (Escolher um só) 
  1. Trenzinho!
    Damas e cavalheiros formam uma só fila, colocando as mãos nos ombros de quem estiver à sua frente. A 1.ª pessoa da fila (o guia), coloca as suas por cima dos ombros e segura as mãos de quem estiver atrás dela. Caminhando pra direita, a fila segue fazendo curvas grandes e movimentos e barulhos de um trem.  
  2. Desfazer
    Voltam para o "Caminho da roça".  
CARACOL
TRENZINHO ou CARACOL: (Escolher um só) 
  1. Caracol!
    Damas e cavalheiros formam uma só fila, colocando as mãos nos ombros de quem estiver à sua frente. A 1.ª pessoa da fila (o guia), coloca as suas por cima dos ombros e segura as mãos de quem estiver atrás dela. Caminhando pra direita e balançando os braços, a fila segue fazendo curvas grandes.  
  2. Enrolar!
    O guia começa a enrolar a fileira, como um caracol. 
  3. Desvirar!
    O guia faz as curvas em sentido contrário, até voltar a ficar em linha reta.  
  4. Segue o caminho da roça!
    Voltam para o "Caminho da roça".  
CESTINHA DE FLORES
  1. Cestinha de flores!
    Damas e cavalheiros formam uma só fila. Elas levantam os braços, passando-os por cima dos ombros com a palma das mãos para cima. Os cavalheiros que estão atrás seguram as mãos da dama e continuam a caminhar. 
  2. Desfazer cestinha de flores!
    As damas abaixam os braços. 
CHANGÊ
  1. Preparar o changê!
    Todos param de andar e ficam no "Balancê". O cavalheiro dá a mão direita à parceira.  
  2. Changê!
    Os cavalheiros rodam a dama pela sua esquerda, passando-as para trás. E a cada sinal do marcador, largam as mãos dela e vão pegar as da dama da sua frente, até reencontrar o seu par. 
CARANCHÊ
  1. Preparar o caranchê!
    Todos param de andar e ficam no "Balancê". As damas ficam de frente aos cavalheiros. Eles seguram com a mão direita, a mão direita delas. 
  2. Caranchê!
    Os cavalheiros puxam a dama para trás, indo com a mão esquerda, pegar a mão esquerda da dama que se aproxima, passando de uma dama para outra, em zigue zague. Damas e cavalheiros andam em sentido contrário até reencontrar o seu par. 
  3. Desfazer o caranchê!
    Todos param de andar. As damas desviram.  
TÚNEL! 
  1. Preparar para o túnel!
    Cada cavalheiro dá a mão direita à sua parceira e ficam no "Balancê". 
  2. Olha o túnel!
    De mãos dados os pares seguem em fila. O casal guia pára, levanta os braços, voltados para dentro, formando um arco. O segundo casal passa por baixo e levanta os braços em arco. O terceiro casal passa pelos dois e faz o mesmo. O procedimento se repete até que todos tenham passado pelo túnel. 
  3. Aos seus lugares!
    Os pares voltam aos seus lugares. 
4.ª Parte: Comandos em roda   
ESTRELA ou CRUZ DE MALTA
Antes do início da quadrilha, os pares são marcados pelo número 1 ou 2
  1. Primeiras marcas ao centro!
    Apenas os pares do grupo 1 vão ao centro. E dividem-se em grupos de dois pares. As duas damas dão as mãos, segurando-se na altura do antebraço. Os cavalheiros seguram os punhos de suas damas. Os pares do grupo 2 permanecem no "Balancê".  
  2. Primeiras marcas pra direita!
    Os pares do grupo 1 rodam pra direita ao ritmo da música. 
  3. Segundas marcas, preparar!
    Apenas os pares do grupo 2, nas laterais, dividem-se em grupos de dois pares. As duas damas dão as mãos, segurando-se na altura do antebraço. Os cavalheiros seguram os punhos de suas damas. Os pares do grupo 1 permanecem rodando.  
  4. Segundas marcas pra esquerda!
    Os pares do grupo 2 rodam pra esquerda ao ritmo da música. 
  5. Preparar estrela!
    Os casais do grupo 1 continuam rodando e os do grupo 2 vão-se infiltrando na roda, segurando-se nos punhos e formando rodas maiores. Os cavalheiros seguram nas mãos dos cavalheiros e as damas seguram nas mãos das damas, formando outro braço da estrela.  
  6. Estrela pra direita!
    A roda desloca-se, ao ritmo da música, no sentido indicado pelo marcador.  
  7. Estrela pra esquerda!
    A roda desloca-se, ao ritmo da música, no sentido indicado pelo marcador.  
  8. Desfazer estrela!
    Os casais do grupo 1 continuam rodando e os do grupo 2 vão saindo da roda e retornando aos seus lugares.  
  9. Aos seus lugares!
    Os pares do grupo 1 voltam aos lugares. 
GRANDE RODA
  1. Grande roda!
    Todos dão as mãos formando uma grande roda e deslocam-se no sentido indicado pelo marcador (direita ou esquerda).  
  2. Damas ao centro! (Damas pra dentro cavalheiros pra fora)
    Forma-se uma roda de damas ao centro e uma de cavalheiros do lado de fora. As duas rodas deslocam-se no mesmo sentido (indicado pelo marcador): "Damas e cavalheiros pra direita!"  
  3. Arco-íris!
    As duas rodas deslocam-se em sentido inverso, seguindo os comandos do marcador: "Damas pra direita, cavalheiros pra esquerda!" ou vice-versa. 
  4. Coroa de rosas!
    Eles, de mãos dadas, erguem os braços e passam por cima da cabeça das damas. E sem soltar as mãos, mantêm os braços na altura da barriga delas. Durante a coroação eles dançam sem sair do lugar. Depois deslocam-se seguindo os comandos do marcador  
  5. Descoroar!
    Todos voltam à posição anterior. Ficando duas rodas novamente. 
  6. Reformar a grande roda!
    Elas caminham de costas, colocando-se entre os cavalheiros. Todos dão as mãos, formando uma grande roda e deslocam-se no sentido indicado pelo marcador (direita ou esquerda).  
  7. Cavalheiros ao centro! (Cavalheiros pra dentro damas pra fora)
    Forma-se uma roda de cavalheiros ao centro e uma de damas do lado de fora. As duas rodas deslocam-se no mesmo sentido (indicado pelo marcador). 
  8. Arco-íris!
    As duas rodas deslocam-se em sentido inverso, seguindo os comandos do marcador: "Damas pra direita, cavalheiros pra esquerda!" ou vice-versa. 
  9. Coroa de espinhos! (Cavalheiros pra dentro damas pra fora)
    Elas, de mãos dadas, erguem os braços e passam por cima da cabeça dos cavalheiros. E sem soltar as mãos, mantêm os braços na altura da barriga deles. Durante a coroação eles dançam sem sair do lugar. Depois deslocam-se seguindo os comandos. 
  10. Descoroar!
    Todos voltam à posição anterior. Ficando duas rodas novamente. 
  11. Reformar a grande roda!
    Os cavalheiros caminham de costas, colocando-se entre as damas. Todos dão as mãos, formando uma grande roda e deslocam-se no sentido indicado (direita ou esquerda).  
DESPEDIDA!
De um ponto escolhido da roda os pares se formam novamente e saem em fila, pelo meio do salão. Vão se retirando no "Galope" e acenando para as pessoas que estão assistindo.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

A origem da Festa Junina no Brasil e suas influências

A origem da Festa Junina no Brasil e suas influências
    Junho é o mês de São João, Santo Antônio e São Pedro. Por isso, as festas que acontecem em todo o mês de junho são chamadas de "Festa Joanina", especialmente em homenagem a São João.

   O nome joanina teve origem, segundo alguns historiadores, nos países europeus católicos no século IV. Quando chegou ao Brasil foi modificado para junina. Trazida pelos portugueses, logo foi incorporada aos costumes dos povos indígenas e negros.

   A influência brasileira na tradição da festa pode ser percebida na alimentação, quando foram introduzidos o aipim (mandioca), milho, jenipapo, o leite de coco e também nos costumes, como o forró, o boi-bumbá, a quadrilha e o tambor-de-crioula. Mas não foi somente a influência brasileira que permaneceu nas comemorações juninas. Os franceses, por exemplo, acrescentaram à quadrilha, passos e marcações inspirados na dança da nobreza européia. Já os fogos de artifício, que tanto embelezam a festa, foram trazidos pelos chineses.

   A dança-de-fitas, bastante comum no sul do Brasil, é originária de Portugal e da Espanha.
   Para os católicos, a fogueira, que é maior símbolo das comemorações juninas, tem suas raízes em um trato feito pelas primas Isabel e Maria. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel acendeu uma fogueira sobre o monte.

   No Nordeste do país, existe uma tradição que manda que os festeiros visitem em grupos todas as casas onde sejam bem-vindos levando alegria. Os donos das casas, em contrapartida, mantêm uma mesa farta de bebidas e comidas típicas para servir os grupos. Os festeiros acreditam que o costume é uma maneira de integrar as pessoas da cidade. Essa tradição tem sido substituída por uma grande festa que reúne toda a comunidade em volta dos palcos onde prevalecem os estilos tradicionais e mecânicos do forró.

Assim surgiu a Festa de São João

    Dizem que Santa Isabel era muito amiga de Nossa Senhora e, por isso, costumavam visitar-se.
   Uma tarde, Santa Isabel foi à casa de Nossa Senhora e aproveitou para contar-lhe que, dentro de algum tempo, iria nascer seu filho, que se chamaria João Batista.
   Nossa Senhora, então, perguntou-lhe:
- Como poderei saber do nascimento do garoto?
- Acenderei uma fogueira bem grande; assim você de longe poderá vê-la e saberá que Joãozinho nasceu. Mandarei, também, erguer um mastro, com uma boneca sobre ele.
    Santa Isabel cumpriu a promessa.
   Um dia, Nossa Senhora viu, ao longe, uma fumacinha e depois umas chamas bem vermelhas. Dirigiu-se para a casa de Isabel e encontrou o menino João Batista, que mais tarde seria um dos santos mais importantes da religião católica. Isso se deu no dia vinte e quatro de junho.
Começou, assim, a ser festejado São João com mastro, e fogueira e outras coisas bonitas como: foguetes, balões, danças, etc…
   E, por falar nisso, também gostaria de contar porque existem essas bombas para alegrar os festejos de São João.
   Pois bem, antes de São João nascer, seu pai, São Zacarias, andava muito triste, porque não tinha um filhinho para brincar.
   Certa vez, apareceu-lhe um anjo de asas coloridas, todo iluminado por uma luz misteriosa e anunciou que Zacarias ia ser pai.
   A sua alegria foi tão grande que Zacarias perdeu a voz, emudeceu até o filho nascer.
   No dia do nascimento, mostraram-lhe o menino e perguntaram como desejava que se chamasse.
   Zacarias fez grande esforço e, por fim, conseguiu dizer:
- João!
   Desse instante em diante, Zacarias voltou a falar.
   Todos ficaram alegres e foi um barulhão enorme. Eram vivas para todos os lados.
   Lá estava o velho Zacarias, olhando, orgulhoso, o filhinho lindo que tinha…
   Foi então que inventaram as bombinhas de fazer barulho, tão apreciadas pelas crianças, durante os festejos juninos.
 

Festa Junina

Festa Junina

FESTA JUNINA
O mês de junho é marcado por fogueiras, danças, comidas típicas e muitas bandeirinhas em todo o país,
apesar das peculiaridades e características próprias de cada região brasileira.
As comemorações se iniciam no dia 12/06, véspera do Dia de Santo Antônio e terminam no dia 29, dia de São Pedro.
O auge da festa acontece entre os dias 23 e 24, o Dia de São João propriamente dito.
As tradicionais festas juninas podem ser um charmoso tema de decoração para recepção de amigos
ou comemoração de aniversários.
Selecionamos algumas dicas para você organizar uma festa junina.
Dicas para festas junina mais fina.
Para uma festa junina mais fina evite muitas cores e excessos, escolha três cores básicas e as utilize na decoração.
Cores mais sérias puxadas para o neutro e escuro como: azul, vinho e cinza, são cores usadas
 no artesanato country americano e a combinação fica bem chique.
Se conseguir encontrar xadrez com essas cores ficará muito adequado! Verde escuro, azul escuro e
bege também são cores finas.
Quanto as mesas de doces, use temas de doces juninos mas de confecção mais primorosa e caprichada,
isso com certeza acrescentará mais charme.
O mesmo com a música, se conseguir que algum profissional transforme musicas sertanejas e juninas em instrumental.
 Dicas para organizar uma quadrilha e a trilha sonora para festa junina!
 
COMO ORGANIZAR UMA FESTA JUNINA
  1. Tema
  2. Local, data e horário
  3. Convite personalizado
  4. Comidas e bebidas
  5. Decoração do local
  6. Colaboradores
  7. Brincadeiras
  8. Lembrancinhas
  9. Trajes
10. Maquiagem
11. Música e Dança
Opcional
  - Barracas - estrutura
  - Barracas de brincadeiras
  - Mesas ou barracas de comidas e bebidas
  - Fichas para as barracas
Local, Data e HorárioDecida o local. Se for alugar um espaço, atenção aos itens:
 - valor do aluguel, - necessidade de uma área coberta, - banheiros, - segurança, - localização.
Para seguir a tradição, o arraial pode ser próximo aos dias dos santos homenageados:
13 de junho (Santo Antônio), 24 de junho (São João) e 29 de junho (São Pedro).
É recomendável adequar o horário à faixa etária dos participantes.
Por exemplo: para crianças pequenas, festas entre 11h e 17h; adolescentes e adultos, das 15h às 21h.
ConviteVocê pode e estipular um valor ao convite, se for organizar uma festa beneficente
 ou uma forma de adquirir recursos para o evento.
Se for estipular valor para o convite é importante a existência de fichas para as brincadeiras e comidas...
Fichas veja dicas importantes
• Faça o cálculo dos custos antes de fixar o valor das fichas. O valor deverá cobrir as despesas;
• Por toda a festa devem ser espalhados os caixas que vendem tais fichas.
• Venda as fichas em "pacotes" de R$5,00 (com 5 fichas de R$1,00)
• Mantenha nos caixas calculadora e bastante troco para evitar filas.
• Cada barraca de alimento ou jogos deve ter uma caixa lacrada, tipo "cofrinho", para receber as fichas dos convidados. Assim será possível, ao final da festa, conferir o movimento de cada barraca.
idéias de convite: você pode fazer uma mini espiga de milho de biscuit nela você amarra uma fitinha de cetim
com um bilhetinho com a data, local e horário. Nao pode esquecer de colocar que tem que ir de traje típico...
Ou também um convite tradicional com algumas bandeirinhas desejadas e uma fogueira.
 Comidas e Bebidas típicas Monte um cardápio variado com comidas típicas.
Distribua pratos individuais, acondicionados em saquinhos de papel e potinhos descartáveis.
Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados,
relacionados às festividades, são feitos deste alimento.

 
Salgados
Doces
Bebidas
• amendoim torrado,
• biscoito de polvilho,
• cachorro quente,
• churrasco (bovino, frango e lingüiça),
• cuzcuz, 
• fogazza,
 
milho cozido,
• milho verde,
• pastel,
• pinhão,
pipoca,
pratos regionais
• salgadinhos diversos,
• sanduiches diversos..

 
• amendoim doce,
• arroz doce,
• algodão doce,
• batata doce,
• bolo de milho,
• bolo de fubá,
• bolo de amendoim,
• bolo de pinhão,
• Bolo de aipim (mandioca),
• bombocado,
• broa de fubá,
• canjica,
• churros,
• cural,
• cocada, 
• doce de batata doce,
• doce de abóbora, 
• doce de abóbora com côco,
• Doces de beterraba,
• doce de leite,
• espetinhos de fruta com chocolate,
• gibi (doce de amendoim)
• maçã do amor,
•  pamonha,
• paçoça,
• pé-de-moleque...
• água,
• cerveja,
• chocolate quente,
• quentão,
• suco,
• vinho quente,
• refrigerante, ...
Bolo: - O bolo pode ser bolo gelado embrulhado e os pacotinhos embrulhados em palha de milho (parecendo paponhas) colocados dentro de um enorme chapéu de palha sobre a mesa onde deverão ter pratinhos de cerâmica
rústica (casa de produtos religiosos de umbanda)
Em copinhos de cerâmica, sirva suco de uva ou outro suco, para crianças, e para os adultos, quentão e vinho quente.

Não esquecer: -  Sirva os alimentos acondicionados em guardanapos e/ou pratinhos descartáveis;
                     - Gelo para as bebidas
                     - Os alimentos expostos devem ser cobertos com tela;
                     - Os colaboradores das barracas de alimentos e bebidas devem usar luvas e touca de cabelo descartável;
Decoração
 
O espaço deve ser bem decorado.
- Coloque muitas bandeirinhas e cartazes com a história dos santos da Festa Junina.
- distribuir pelo local algumas faixas de identificação para orientar os convidados:
- banheiros, - entrada, - caixa, no topo das barracas ou mesas deve haver a identificação,
Confira agora algumas dicas para você enfeitar o local.
 
Para  sua casa se transforme em um verdadeiro arraial, siga algumas dicas:
  - Decore a sala com faixas largas de chita sobre. O colorido dará um ar gracioso ao local;
- A mesa pode ser decorada com a mesma padronagem da chita. Forre a mesa com um retalho de juta e por cima coloque pedaços de chita espalhados;
- Coloque também porta-retratos com imagens de São Pedro, São João e Santo Antônio espalhados;
- Você pode substituir os quadros que tiver na sua parede por chapéus de palha;
- Decore as guloseimas com um toque de carinho: enfeite os potinhos de curau com um palito de dente decorado com uma bandeirinha presa ao alto;
- Não se esqueça, é claro, de pendurar as tradicionais bandeirinhas.


Decorando a  Mesa
Dica 1
 -
A mesa deve ser de preferência de madeira.
 - Decore a mesa com folhas de bananeira (as folhas devem ser cortadas no tamanho da
altura da mesa e afixadas com tachinhas).
 - Use toalha xadrez.
- A "saia", basta cobrir o tampo com juta (tecido semelhante ao de saca de café) ou uma toalha de mesa xadrez, ou uma peça em que predomine a cor vermelha.
 Obs.: - Se tiver dificuldade em conseguir folhas de bananeiras, faça a saia da mesa em papel crepom colorido.
Dica 2
 - A mesa deve ser de preferência de madeira.
- 1º  montar o suporte para os babados. Para isso, você deve fazer uma saia de papel-jornal.
Em seguida, corte o rolo de papel crepom ao meio e o desenrole.
Faça preguinhas no papel crepom (quantos menores, mais franzido fica) e vá fixando com o
auxílio de fita dupla face.
- Depois de contornar toda a mesa, comece o outro babado, tendo como suporte o papel jornal.
A quantidade de babados será definida pela altura da mesa.
- No tampo, use juta cru e faça o acabamento com fitas de tafetá coloridas. Se usar apenas uma cor de papel crepom, incremente o babado com bandeirinhas de São João.
Obs.: - Você pode subistituira palha por papel crepon.
Dica 3
-
mesas decoradas com toalha xadrez e chita,
 Dica 4
-
Outra alternativa para forrar a mesa é o tule" Você pode alugar uma saia franzida ou produzi-la
com a ajuda de uma máquina de costura. Ou forrar a mesa com o tule sem franzir na máguina.
 - O tampo pode ser de juta colorida e desfiada.
- Decore a mesa com bonecos de pano caraterizados como jequinhas.
- Você pode distribuí-los entre as cestas de vime e panelas de pedra.
Dica 5
- Toalha para mesa quadriculada.
Acho legal espalhar na mesa pipocas, colocar bandeirinhas coloridas com o nome dos pratos.
As bandeirinhas e Balõezinhos servem para enfeitar mesas, não só o teto.


Decorando o Local
 muitas bandeirinhas de varias cores,.. Compre folhas de papel de seda ou cartolina de diversas cores. Recorte bandeirinhas em formato triangular e cole-as em um fio de barbante. Prenda o barbante de um lado a outro da sala, da garagem ou do quintal. Faça várias fileiras de bandeiras, para dar um colorido especial à festa!
 muitos balões (enfeite) de varias cores e tamanhos,...Faça balões de cartolina nas cores que você quiser é fácil e barato e fica bonito!
 lanternas coloridas,...
  tradicional balão (enfeite) e S.joão e bandeiloras,...
 decorar a festa com bambu e suas folhas,...
 um espantalho seria muito legal,...
 correntes de jornal ou papel colorido (corta o jornal em tiras, cola uma extremidade na outra, fazendo elos colando uns por dentro dos outros) depois pinte,...
 espigas de milho perto da barraca de milho cozido ou perto dos pratos de milho na mesa,..
 nas paredes pencas de milho seco entremeados de flores do campo (margaridas, girassóis etc)
e alguns ramos de bambu,...
  folhas de coqueiro ou casco do coco na barraca de cocada,...
- cestos com milho dentro,...
  pendure alguns chapéus de palha na parede, bambu,...
 uma opção legal é utilizar artesanato e reciclagem em sua festa, faça lanternas de garrafa pet,
 flores de filtro de café tingido com anilina colorida...
 Faça muita pipoca e passe-as por um fio de linha 10 (a de pipa), e faça colares e amarre de ponta a
ponta no lugar das bandeirinhas.
 você pode colocar a famosa pinhata, um balão gigante, ou uma jarro de cerâmica e enchê-lo de balas,
bombons, confetes e outras guloseimas, e amarrá-lo na arvore e vendar os olhos de quem quiser
 participar e de três chances da pessoa acertá-lo c/ um pau, é super divertido as criançadas amam,...
 Fogueira
Faça uma "fogueira"
Ex. 1 - fogueira simples pode ser de mentira feita com papel celofane ou laminado,
Ex. 2 - fogueira simples pode ser de mentira feita com papel laminado
nas cores vermelha e amarela. Amasse o papel de forma a imitar as labaredas.
As folhas amarelas devem ficar na parte de dentro, para imitar a chama mais forte do fogo.
Junte uns gravetos de madeira para colocar em volta e monte a fogueira
.
Ex. 3 - usando uma lâmpada com base de abajour ou prenda um suporte para lâmpada (benjamim)
num quadrado de madeira ligue numa extensão e entre as toras de madeira coloque papel celofane
para fazer o "fogo". Escolha um lugar para esta fogueira.


Para servir as comidas e bebidas
Para servir os doces e salgados, você pode usar :
• bandeijas de palha de milho (forrados com papel celofane incolor),
• cestas de vimes
• chapéus de palha desfiados,
• cumbuquinhas de barro,
• gamelas
• peneiras de taquara forradas com guardanapos
•tigelinhas de barro,
• tábuas redondas de madeira,

Para os pratos quentes e bebida devem ser acondicionados em :
• panelas de barro, 
• jarros de barro, 
• caldeirões,
• panelas de ferro,
• panelas de ágata,
• tigelas de ágata.


- O porta-talher pode ser de vime e os guardanapos de papel xadrez ou com temas de festa junina, combinando com a cor da toalha.
- Para servir, use concha e colheres de madeira.
- Como acabamento, coloque palha no espaço entre os pratos e bonecas com vestimenta de festa junina.
- E se quiser incrementar, use peças antigas como máquina de costura, ferro de passar à brasa e caldeirões, etc.

 Obs.: - As peças de Agatá  proporcionam um ar rústico, são ideais para servir pequenas porções e
conservam a temperatura do alimento.
          - Você pode usar tigelinhas ou cumbuquinhas brancas ou transparentes, são facilmente
encontradas em casas de material de festa.
          - (Para que o doce fique bem à mostra, é necessário colocar um enximento que ocupe
metade da altura do chapéu.) 


Onde conseguir as peças
Se você quer fazer bonito, mas não pretende gastar dinheiro com utensílios e peças para decorar a mesa, alugue-as.
Há buffets que prestam este tipo de serviço.
 Brincadeiras
Quadrilha: nas festas juninas, a música que geralmente é tocada durante a quadrilha é "Festa na roça", de Mario Zan.
Mas, se você não tiver essa música disponível, coloque outra que seja bem tradicional e vá coordenando a dança.
Não precisa ensaiar, é tudo no improviso!

Correio elegante: usando cartolina de diversas cores, faça pequenos cartões em formato de coração, de balão, redondo ou quadrado e coloque-os em uma cestinha.
 As próprias crianças poderão escrever mensagens para os amigos, mas sem se identificar.
Um adulto ou uma criança entrega a mensagem para o destinatário, que deverá adivinhar quem a escreveu e poderá
mandar um recado de volta.

Cadeia -  brincadeira da cadeia, em que pagamos para prender nossos amigos ou as pessoas que
estão atrapalhando a nossa diversão.
Você paga e os policiais prendem quem está te incomodando.
É você quem decide por quanto tempo o sujeito fica preso.

Pular a fogueira: chame as crianças para pular a fogueira de papel laminado.

Corrida de três pés: cada jogador amarra a sua perna esquerda à perna direita do parceiro e, assim, os dois pulam
até a linha de chegada. Ganha a dupla que chegar antes.

Bingo: compre um jogo de bingo em qualquer loja de brinquedo e coordene a brincadeira.
O vencedor leva para casa uma prenda.

Tiro ao alvo - tem de todo tipo: latas empilhadas, boca do palhaço, alvo redondo...
Obviamente, quem conseguir acertar o alvo leva o prêmio.

Corrida com ovo na colher: cada participante corre equilibrando um ovo cozido - pode ser um tomate ou uma batata
- numa colher até chegar à linha de chegada.

Boca do palhaço: desenhe um palhaço em uma cartolina com uma boca bem grande e aberta.
Recorte com estilete o espaço da boca - deixando os lábios. As crianças deverão acertas bolinhas pequenas
- pode ser de tênis ou frescobol - na boca do palhaço.

Jogo das argolas: coloque várias garrafas em um dos cantos da sala para que as crianças tentem acertar argolas.
Delimite a distância com que as crianças deverão fazer as tentativas passando fita crepe no chão.
Use a fita crepe para fixar as garrafas - de plástico, para não haver acidentes -no chão.
Dê preferência às garrafas de 700ml, que são menores e cubra-as com papel colorido por fora.
Cada garrafa corresponde a um brinde diferente. O jogador escolhe o presente que quer ganhar e
tenta acertar uma argola no pino correspondente.

Pescaria:
  pode ser na água ou na areia. Os pescadores têm que conseguir pegar os peixes,
que correspondem a diferentes brindes.
Recorte peixinhos e outros animais marinhos em uma cartolina.
Com fita adesiva, cole um clipe em cada bichinho e finque-os em uma bacia com areia.
Para fazer a varinha, amarre um barbante na ponta de um graveto de madeira.
Na outra extremidade do barbante, amarre um clipe, com a lateral aberta, de modo a parecer com um anzol.

Mimica: Utilize um chapéu de palha para colocar vários papéis dobrados com as letras de músicas Juninas.
Seu convidado deve retirar com palitinhos de aperitivos um dos papéis.
Somente com o uso de mímica, ele deve passar ao grupo a música "pescada".


Outras brincadeiras:
 gincanas, toca do carrinho, vira lata, canaleta, corrida de saco,
pau de sebo e bingo, casamento caipira  roleta...

Brinquedos: touro mecânico, bingo, Pau de Sebo, Cadeia, Tobogã, Banho na Boneca, Martelo de Força...
 
Para as prendas: Compre prendas atrativas ou de baixo custo ou, se possível,
faça uma arrecadação de doações dentro da comunidade.
Veja algumas sugestões:
•  Material escolar: cadernos, lápis de cor, canetinhas, lapiseiras, massa de modelar.
•  Brinquedos: bolas de diversos tamanhos, pelúcias, pequenos carrinhos e bonecas.
•  Utilidades domésticas: jogos de copos, pratos para bolo, conchas, espremedores,etc.
•  Artesanato: caixas, porta-retratos e produtos feitos pelos artesãos da região.
•  Delícias: bombons, trufas, tortas e bolos inteiros, feitos pelas quituteiras locais
Lembrancinhas
Um gesto simpático para os convidados guardarem sua festa na memória é entregar lembrancinhas ao final.
Veja uma sugestão:
 •  faria um saquinho com varias guloseimas, todo mundo adora comer no dia seguinte... Pe-de-moleque, doce de batata, doce de abobora, pacoquinha, doce de leite...
 • Decore uma caixa de sapatos com pipocas e chita. Dentro dela coloque vários papeizinhos coloridos com as simpatias, sortes e adivinhas. Ao deixar a festa, cada convidado escolhe um papel e guarda como lembrança de sua festa!
 Trajes
Os trajes também são um elemento imprescindível em uma Festa Junina.
Para que todos entrem no clima da festa, é importante que venham caracterizados com trajes típicos.
Traje Masculino
Traje feminino
• Calça jeans ou de sarja,
• Tênis ou bota,
• Camisa xadrez,
• Chapéu de palha,
• Lenço colorido,
• Retalhos costurados na camisa e na calça,
• Barba e bigode desenhados com lápis de olho.
• Vestido estampado decorado com rendas e retalhos;
• Sapato ou sandália;
• Lenço, flores ou chapéu;
• Cabelos trançados;
• Batom e blush leves;
• Pintinhas nas bochechas feitas com lápis de olho.
 Maquiagem
Maquiagem caipira para meninas
Maquiagem caipira para meninos
Você vai precisar de pó, sombra, blush, batom, rímel e delineador.
 1° você deve usar um pó para deixar o rosto bem lisinho.
 Capriche no blush, mas não exagere. Não está mais na moda fazer aquelas bolotas vermelhas e desproporcionais.
 A sombra é melhor contar com a ajuda de outra pessoa. Use uma cor que combine com seu vestido
O delineador e rímel.
 As pintinhas dão o charme da maquiagem. Não esqueça de não exagerar, assim você ganha um ar fashion até mesmo como caipirinha.
 O batom, use um pincel, mas você pode usar batom comum mesmo. Capriche na voltinha do coração da boca.
Os cabelos faça uma trancinha. Se seu cabelo é curto invente um penteado bacana usando gel.
 Com o chapéu na cabeça e um laço diferente, você está pronta para arrasar!
Você vai precisar de lápis e sombra ou carvão ou  uma rolha queime  um pouco ela.
 Engrosse as sobrancelhas usando um lápis de olho preto ou marrom.
 Os bigodes, definem sua imagem: mais bravo, moderno, romântico ou esperto.
 A  barba, faça o modelo que achar que combine mais com você.
Dê uma olhada nas barbas que seus familiares usam.
Use uma esponjinha para espalhar a sombra.
Que charme! Um dentinho. Use o mesmo lápis que usou para fazer as sombrancelhas.
Pronto! Agora é só colocar a camisa xadrez, o lencinho no pescoço e ir dançar a quadrilha.
Música e Dança
O ritmo típico das festas juninas é o forró. Dentre os compositores e cantores mais requisitados, destaca-se o
pernambucano Luiz Gonzaga.
Para não faltar animação garimpe entre os amigos CDs de música sertaneja, forró, cantigas tradicionais de
São João e os clássicos da sanfona.
Durante a festa, a música deve ser constante, mas não muito alta, para não atrapalhar as conversas e não incomodar.
Para as quadrilhas recomendamos as cantigas e forrós tradicionais.
Nos momentos sem quadrilhas, a festa fica animada com forrós, músicas caipiras e clássicos sertanejos.
 Algumas músicas clássicas que não podem faltar:
Capelinha de melão, de João de Barros e Adalberto Ribeiro
Olha pro céu, meu amor, de José Fernandes e Luiz Gonzaga
Pula a fogueira, de João B. Filho
Cai cai balão (autor desconhecido)
Sonho de papel, de Carlos Braga e Alberto Ribeiro
Pedro, Antônio e João, de Benedito Lacerda e Oswaldo Santiago
Festa na roça, de Mario Zan
Agora sim, você está pronto para o grande arraial.
Boa festa!!!