quinta-feira, 17 de março de 2011

Seja Feliz

Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo.

Só você pode evitar que ela vá à falência. Há muitas pessoas que precisam, admiram e torcem por você.

Gostaria que você sempre se lembrasse de que ser feliz não é ter um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem decepções. Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros.

Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza.

Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos.

Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar de todos os desafios, Oncompreensões e períodos de crise. Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista de quem sabe viajar para dentro do seu próprio ser.

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.

É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma e agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.

É saber falar de si mesmo.

É ter coragem para ouvir um "não".

É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

É beijar os filhos, curtir os pais e ter momentos poéticos com os amigos, mesmo que eles nos magoem.

Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de cada um de nós.

É ter maturidade para falar "eu errei". É ter ousadia para dizer "me perdoe".

É ter sensibilidade para expressar "eu preciso de você". É ter capacidade de dizer "eu te amo".

Desejo que a vida se torne um canteiro de oportunidades para você ser feliz...

Que nas suas primaveras você seja amante da alegria.

Que nos seus invernos você seja amigo da sabedoria.

E, quando você errar o caminho, recomece tudo de novo, pois assim você será cada vez mais apaixonado pela vida.

E descobrirá que...

Ser feliz não é ter uma vida perfeita.

Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância.

Usar as perdas para refinar a paciência.

Usar as falhas para esculpir a serenidade.

Usar a dor para lapidar o prazer.

Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.

Jamais desista de si mesmo!!!

Jamais desista das pessoas que você ama.

Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível. E você é um ser humano especial !

Seja Feliz

As histórias infantis como forma de consciência de mundo

Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.
Paulo Freire


As histórias infantis como forma de consciência de
mundo
É no encontro com qualquer forma de Literatura que os homens têm a oportunidade de ampliar, transformar ou enriquecer sua própria experiência de vida. Nesse sentido, a Literatura apresenta-se não só como veículo de manifestação de cultura, mas também de ideologias.
A Literatura Infantil, por iniciar o homem no mundo literário, deve ser utilizada como instrumento para a sensibilização da consciência, para a expansão da capacidade e interesse de analisar o mundo. Sendo fundamental mostrar que a literatura deve ser encarada, sempre, de modo global e complexo em sua ambigüidade e pluralidade.
Faixa etária Textos Ilustrações Materiais
1 a 2 anos As histórias devem ser rápidas e curtas Uma gravura em cada página, mostrando coisas simples e atrativas visualmente Livros de pano, madeira, e plástico. É recomendado o uso de fantoches
2 a 3 anos As histórias devem ser rápidas, com pouco texto de um enredo simples e vivo, poucos personagens, aproximando-se, ao máximo das vivências da criança Gravuras grandes e com poucos detalhes Os fantoches continuam sendo o material mais adequado. Música também exerce um grande fascínio sobre a criança
3 a 6 anos Os livros adequados a essa fase devem propor vivências radicadas no cotidiano familiar da criança. Predomínio absoluto da imagem, sem texto escrito ou com textos brevíssimos. Livros com dobraduras simples. Outro recurso é a transformação do contador de histórias com roupas e objetos característicos. A criança acredita, realmente, que o contador de histórias se transformou no personagem ao colocar uma máscara.
6 ou 7 anos (fase de alfabetização) Trabalho com figuras de linguagem que explorem o som das palavras. Estruturas frazais mais simples sem longas construções. Ampliação das temáticas com personagens inseridas na coletividade, favorecendo a socialização, sobretudo na escola.
Ilustração deve integrar-se ao texto a fim de instigar o interesse pela leitura. Uso de letras ilustradas, palavras com estrutura dimensiva diferenciada e explorando caráter pictórico. Excelente momento para inserir poesia, pois brinca com palavras, sílabas, sons. Apoio de instrumentos musicais ou outros objetos que produzam sons. Materiais como massinha, tintas, lápis de cor ou cera podem ser usados para ilustrar textos.

domingo, 13 de março de 2011

OBJETIVO DO BLOG 'MENSAGEM'

Criamos o Blog "Cantinho da Casa Sorriso da Vovó Zêza, com todo o seu foco na Educação Infantil pensando nos professores que iniciam ou que já iniciaram a sua carreira nesse mundo mágico, encantador,Cheio de fantasias, alegria e muita doçura que é a Educação infantil. Aqui tudo é doçura, nossas crianças são como abelhinhasque adoçam as nossas vidas a todo instante.Tantos anos de pesquisa, experiências, alegrias, conquistas e muito amor,A CRECHE CASA SORRISO DA VOVÓ ZÊZA, fez esse cantinho com muito carinho para partilhar com você professor,professora de Educação Infantil.Esperamos ajudar muitos professores com os nosso trabalhos pedagógicos"EDUCAÇÃO QUEM FAZ COM AMOR, FAZ COM QUALIDADE". O nosso trabalho educacional é todo pautado nos valores do evangelho, essa é a nossa grande proposta, resgatar valores.Afinal a escola pública é um lugar de vida e de promoção de vida para nossos alunos. QUE O AMOR DE DEUS SEJA CONSTANTE NA NOSSAS VIDAS,PARA QUE POSSAMOS FAZER UM TRABALHO DE QUALIDADE.Que 2011 possamos caminhar juntos, construindo "tijolo a tijolo",a escola que tanto sonhamos.
Beijinhos de paz e amor!!!

PLANEJAMENTO

JARDIM

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Linguagem Oral
· ouvir, criar e narrar histórias oralmente;
· conhecer diferentes modalidades de linguagem ( história, poesias, piadas, músicas);

· estabelecer trocas verbais com seus colegas e adultos- linguagem socializada-através de diálogo e não linguagem egocêntrica;
· ampliar seu vocabulário;

· vincular o discurso oral com o texto escrito.

Linguagem Escrita

· compreender a funcionalidade da escrita;
· reconhecer as diferentes formas de registros da língua escrita;
· construir sua escrita na fase silábica, atribuindo a cada grafia o valor de uma sílaba;
· reconhecer sons e grafias das letras do alfabeto, através da construção do alfabeto concreto;
· iniciar a escrita de palavras contextualizadas;
· criar textos significativos;
· produzir escritas espontânea;
· identificar diferentes portadores de texto no aspecto estrutural e lingüístico.

Linguagem Sonora / Musical

· perceber diferentes sons produzidos pelo corpo, objetos, natureza, etc.;
· adquirir noção de sons: duração, ritmo e intensidade;
· utilizar e criar melodias, músicas e rimas;

· cantar e dramatizar músicas com criações próprias.

Linguagem Corporal

· explorar suas possibilidades de movimentos corporais;
· imitar, reproduza ou recrie movimentos corporais, com ou sem fundo musical orientador;
· realizar movimentos leves, fortes, rápidos, utilizando várias áreas do espaço;
· reelaborar o real através do imaginário;
· expressar idéias simples com o próprio corpo;

Linguagem Plástica


· produzir desenhos na fase pré-esquemática;

Matemática Classificação:
· classificar objetos com mais de um atributo;
· estabelecer critérios de agrupamentos, a partir da observação e comparação de objetos ( maior/menor, grosso/fino, grande/pequeno, duro/mole, quente/frio, seco/molhado);
· estabelecer símbolos para caracterização de agrupamentos; · reconhecer as formas geométricas;
· estabelecer correspondência um a um;
· ampliar sua noção de pertinência ( pertence e não pertence);

· comparar características dos objetos para formação de pares.
Seriação:

· realizar arranjos lineares dos atributos dos objetos;

· ordenar conjuntos de objetos que apresentam entre si diferença constante;

· estabelecer correspondência serial;
· representar séries graficamente;
· nomear os elementos da série. Sequenciação: · identificar, reconhecer e estabelecer seqüências através de movimentos corporais, discriminação auditiva, manipulação de materiais e representações gráficas;
· estabelecer seqüências temporais: ontem / hoje / amanhã; passado/ presente/ futuro, manhã / tarde / noite, dias da semana.

Medida:


· comparar objetos e/ou pessoas segundo determinadas propriedades mensuráveis; · estabelecer medidas de comprimento utilizando palmo, pés e passos.

Espaço:

· identificar situações dinâmica dos objetos ou pessoas, sempre indicando movimento: de um lado e de outro; pra frente / para trás; para o lado, para cima, para baixo; na mesma direção / mudando de direção; ordenar elementos variados; lateralidade: esquerda / direita tendo objetos como referencial.


Tempo:
· Desenvolver a habilidade de estabelecer relações entre passado / presente / futuro ( antes, agora e depois); hoje e ontem; dias da semana.
Quantificação / Número:

· manipular objetos contáveis estabelecendo correspondência um a um;
· comparar quantidades;
· reconhecer os números no contexto da atividade;
· explorar contagem de rotina.
Natureza e Sociedade
Grupo Social:

· Conhecer o nome das pessoas de sua família, relações de parentesco e funções que elas exercem ( num contexto mais amplo: avós, tios, primos, netos...);
· Compreender a importância das regras e convenções sociais
( por favor, com licença, muito obrigado, ...);

· Identificar e respeite os direitos e deveres de cada pessoa da família e da escola; · Identificar as funções das pessoas que trabalham na escola;
· Desenvolver atitudes de tolerância, solidariedade, amizade e respeito.

Tempo:


· confrontar a sua vida com a história de vida das demais pessoas.

Espaço:


· conhecer local e tipo de moradia;

· explorar bairro onde mora e onde estuda;
· estabelecer pontos de referência à sua casa, escola e vizinhança;

· explorar novos espaços e cada vez mais amplos.



Elementos Sócio- Culturais do Cotidiano:

· identificar os tipos de construção, tipos étnicos ( com hábitos e costumes), existentes em seu ambiente;
· conheça a importância das datas comemorativas e significativas (aniversários, cívicas e folclóricas);

· reconheça a importância dos meios de comunicação no seu cotidiano.

Elementos Sócio-Culturais do Cotidiano:
· identificar os tipos de construção, tipos étnicos ( com hábitos e costumes), existentes em seu ambiente;
· Conhecer a importância das datas comemorativas e significativas
( aniversários, cívicas e folclóricas);

· reconhecer a importância dos meios de comunicação no seu cotidiano.
Trabalho:
· Identificar a importância do trabalho para a vida;

· Estabelecer relações entre trabalho e sobrevivência;

· Reconhecer o valor do trabalho cooperativo e organizado e sua importância para a sociedade.

Corpo humano Ser Humano:
· conhecer e identificar partes e órgãos do corpo e suas funções (movimentos respiratórios, pulsação e batimentos cardíacos, transpiração e eliminação);
· explorar os órgãos dos sentidos;

· estabelecer semelhanças e diferenças entre o seu corpo e o de outras pessoas;
· valorizar a prática cotidiana de hábitos favoráveis à saúde.
Animais:

· identificar os usos feitos pelo homem ( alimentação, criação, transporte, exploração, extinção);
· identificar a preocupação com o equilíbrio da natureza, cadeia alimentar, preservação.

Meio Ambiente:


· observar, perguntar, interpretar e registrar experiências relacionadas a terra, ar, água e fogo;
· observar os fenômenos da natureza ( chuva / sol, dia / noite, vento,ar, rios );

· observar e realizar misturas de materiais diferentes ( café com leite, leite com chocolate, água e açúcar, e sal, óleo, e areia, etc. );

· conhecer e realizar comparações entre estações do ano, o dia e a noite, alguns astros, explorando semelhanças e diferenças.


PRÉ-ESCOLA
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

Linguagem Oral

· narrar histórias conhecidas;

· interpretar e reproduzir histórias oralmente;
· ampliar seu vocabulário e aprimorar sua fluência verbal – concordância;

· cantar músicas conhecidas ou inventadas;

· contar, recontar e reinventar histórias, a partir de situações vividas ou criadas;

· expressar sentimentos, interesses pessoais, e opiniões durante as conversas informais e formais;
· valorizar e empregar o diálogo como forma de explicitar conflitos e tomar decisões coletivas;
· conhecer diferentes modalidades de linguagem: poesia, quadrinha, provérbio, narração, piada, brinquedo cantado, advinhas, trava-línguas, parlendas.

Linguagem Escrita:

· perceber a escrita como representação da fala e as letras como representação dos fonemas;
· compreender que os caracteres da escrita correspondam a valores menores quais sílabas ( antecipação quantitativa );

· compreender que a letra que inicia cada escrita não é fixa nem aleatória: é uma das letras que corresponde ao valor sonoro da primeira sílaba da palavra;
· elaborar sistematicamente uma análise dos fonemas das palavras que vai escrever;

· conhecer, identificar e nomear as letras do alfabeto de forma contextualizada;
· produzir a escrita no nível alfabético;
· reconhecer e compreender a função social da língua escrita;

· construir diferentes textos: informativos, narrativos, jornalísticos, literários e do seu cotidiano;
· identificar e produzir palavras, frases com sílabas simples.


Obs: Apresentar à criança todos os tipos de letra de maneira contextualizada; porém o trabalho com letra cursiva deverá ser iniciado após a maioria do grupo ter atingido o nível alfabético.

Linguagem Sonora / Musical:
· criar e recriar novas músicas;
· reconhecer tipos de sons naturais, artificiais e ruídos;

· cantar e dramatizar histórias, músicas, et.


Linguagem Corporal:

· desenvolver a imaginação e a criatividade associadas ao movimento; · dramatizar de forma criativa;
· dramatizar com recursos: fantoche, sombra, máscaras, livros e marionetes.


Linguagem Plástica:

· manipular, criar e construir com diferentes materiais: massa, tinta, argila, papel machê;
· utilizar técnicas plásticas tais como desenho, modelagem recorte, colagem, impressão e pintura;

· produzir desenhos explorando a fase esquemática.


Matemática

Classificação:


· agrupar elementos segundo os atributos;
· adquirir noção de pertinência;

· classificar por negação;

· descobrir atributos não evidentes entre objetos;

· perceber características físicas como atributo, e o número de variáveis do atributo levantado.

Seqüência:


· promover situações em que a criança: estabeleça seqüência temporal considerando dias da semana, semana do mês, meses do ano e ano.


Seriação:
· organizar séries de elementos segundo seus atributos em ordem crescente e decrescente;
· quantificar séries;
· realizar construção conjunta de várias séries.

Medida:


· comparar comprimentos / capacidade / altura / distância e peso dos objetos, utilizando diferentes recursos ( corpo, barbante, passos, régua, etc. );

· realizar construções no mesmo nível de um modelo;

· realizar construções em desnível.


Tempo:
· promover situações em que a criança estabeleça relações de temporalidade considerando espaço e tempo vivido e percebido (ontem, hoje e amanhã).

Espaço:


· favorecer situações em que a criança possa identificar e comparar a situação dinâmica dos objetos / pessoas em relação aos conceitos de lateralidade, posição e distância.

Número:


· compreender a funcionalidade da escrita dos numerais
( talão de cheques, telefone, placa de carro, etc. );

· identificar signos numéricos;

· reconhecer e corresponder quantidades;

· corresponder numerais às quantidades;
· identificar diferentes formas de agrupamento;

· pensar e verbalizar logicamente um determinado fato ou operação;

· identificar, concretamente, a adição como situação- problema que envolve a idéia de juntar;

· identificar concretamente, a subtração como situação-problema que envolve a idéia de tirar, comparar ou de completar;

· identificar, concretamente a divisão como situação-problema que envolve a idéia de separar uma coleção em grupos, com o mesmo número de objetos.
Natureza e Sociedade

Convívio social: Grupo Social:

· reconhecer suas possibilidades em casa e na escola;

· conhecer percurso de casa até a escola;
· identificar as relações existentes entre as pessoas ( parentesco, amizade, trabalho estudo);

· identificar a origem da família e procedência;

· conhecer aspectos da vida rural e urbana;

· perceber a existência de diferentes modelos de família e de diversos valores e costumes;

· compreender a história da escola, a organização e funcionamento da mesma;

· demonstrar atenção e consideração pelo outro, assumindo atitudes de respeito à propriedade alheia e direto do outro.

Tempo:


· perceber a ordenação / duração / sucessão de acontecimentos;
· perceber que as pessoas e os demais seres vivos se transformam com o tempo.


Espaço:


· estabelecer relações entre vizinhança, amizade e trabalho;
· estabelecer relações entre distância percorrida, da casa à escola, em termos de perto, longe, e número aproximado de quadras;

· explorar espaços novos e cada vez mais amplos.


Elementos Sócio-Culturais do Cotidiano:

· reconhecer os símbolos nacionais;
· conhecer as dinâmicas do meio social em situações específicas como: eleições, processos de compra,venda e troca, campanhas de saúde, de solidariedade e educativas;
· conhecer seus direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Trabalho:

· reconhecer na transformação do meio, o fruto do trabalho;

· perceber a ação do homem sobre os recursos da natureza;

· conhecer processos de industrialização;

· identificar o valor dos diferentes tipos de trabalho – manual e intelectual.
Corpo e saúde

Ser Humano:

· reconhecer as etapas da vida – crescimento e desenvolvimento e identificar a fase em que se encontra;
· conhecer o conceito de saúde;

· conhecer a importância da prevenção de acidentes e de doenças;
· conhecer a importância das vacinações como meio de prevenir algumas doenças próprias da infância;

Animais:


· observar o ciclo de vida dos animais (nascimento, crescimento, reprodução e morte);
· confrontar opiniões referente ao aprisionamento, maltratos e extinção de animais.


Planejamento

O que é planejamento?

Segundo o "Aurélio", planejamento é o ato ou efeito de planejar. É o processo que leva ao estabelecimento de um conjunto coordenado de ações, visando à consecução de determinados objetivos. Planejar é elaborar um roteiro de ações para se atingir um determinado fim.Realmente, ninguém planeja alguma coisa para o nada, ou a partir do nada. Ninguém planeja alguma coisa se não tiver objetivos simples e claros para serem atingidos. Podemos, inicialmente, dizer que planejamento apresenta alguns tipos de procedimentos, entre os quais:


1- o estabelecimento de objetivos, simples, claros e definidos que o coletivo da escola quer alcançar;

2- a definição dos caminhos que levará aos objetivos pretendidos;

3- a definição dos procedimentos pedagógicos cabíveis para que possa, através das ações, viabilizar a consecução dos objetivos traçados e pretendidos;

4- o estabelecimento de um roteiro norteando o caminho a seguir para se atingir as metas propostas.


A partir dessas conclusões e procedimentos, podemos entender planejamento como antecipação de ações a serem desencadeadas ao longo do ano letivo, utilizando-se de todos os meios disponíveis para se atingir os fins a que se destina o ato de educar.Na escola, enquanto educadores, planejamos para ver concretizadas nossas idéias educacionais, vinculadas à formação e informação de alunos capazes de se inserir, com sucesso, no mercado de trabalho (ou seja de construir seu futuro) e de criar um mundo melhor e mais justo.
Atingir ou não os objetivos propostos já é outra questão. Depende de uma série de fatores dentre os quais a qualidade das ações.
Muitas vezes não percebemos ou não despertamos para essas ações. Nossos erros e acertos ficam condicionados à nossa própria razão de existir. Daí a necessária organização de pensamentos e idéias.Os problemas do dia-a-dia. Assim, no cotidiano das escolas: não há ação ou ações sem um fim previsto e, dependendo da qualidade das mesmas, os resultados serão diferentes.Para que o trabalho da ação educativa tenha sucesso é preciso que as ações sejam eficazes para a obtenção de melhores resultados. Disso decorre que se deve planejar o melhor possível.Para planejar melhor é preciso definir clara e objetivamente o que desejamos alcançar. Porém, muitas vezes, na realização das ações para se atingir os objetivos, aparecem obstáculos dos mais diferentes tipos, principalmente, porque os objetivos não ficaram claros ou são inexeqüíveis. É preciso, portanto, parar, pensar e debater. Por exemplo: os alunos mostram-se indisciplinados, não prestam atenção às aulas, não fazem as lições de casa, faltam constantemente, não estão estudando, mostram-se desinteressados. Frente a esses problemas o coletivo decide: precisamos melhorar!Melhorar o quê? Como melhorar?O caminho seria retornar aos objetivos estabelecidos e não alcançados e rever as ações executadas que não deram certo, alterando, assim o rumo de um trabalho equivocado. Diante do fracasso pode-se, até mesmo, chegar-se à conclusão de que os objetivos propostos não eram exequíveis.Para que o coletivo atinja os objetivos a que se propôs faz-se necessário pois que eles sejam passíveis de serem alcançados.Para cada objetivo podem ser traçados vários caminhos Para sua operacionalização, planeja-se, ordenando-se, passo a passo, racionalmente, as ações, aulas, eventos e tarefas.

No momento em que o coletivo vai planejar, ressaltamos algumas peculiaridades que devem ser levadas em conta:

1- observação do universo escolar, suas particularidades, sua cultura, seu patrimônio, sua vida cotidiana;


2- planejamento para agir - sem ações definidas o plano, estará fadado ao fracasso. Assim antes de inicia-lo faz-se necessário perguntar-se: Que é um plano?, Por que um Plano? Para que um Plano? Como se fazer um Plano? Quando se fazer um Plano? Para quem se fazer um Plano? etc;

3- indicar os responsáveis pela produção das ações, que se querem com êxito;

4- questionar sobre que caminhos serão mais rápidos e eficazes para se atingir os objetivos?
O Papel Social da Escola
Sem organização torna-se difícil chegar-se a algum lugar, pois é o meio de realização do Planejamento. Organização e Planejamento são elementos interdependentes. O segundo não subsiste sem a primeiro.Ao planejarmos, precisamos discutir nossa tarefa social e a função política da escola. Embora, muitas vezes, a escola esteja, inconscientemente, comprometida com os interesses das classes dominantes, reproduzindo suas estruturas e visão de mundo e, às vezes, até legitimando-as, não podemos jamais esquecer de atender aos interesses dos setores mais carentes da sociedade verificando o que, e como, devemos fazer para que a escola possa tornar-se um instrumento eficiente de promoção de mudanças sociais. Precisamos, enfim, pensar que as crianças das classes desfavorecidas que mais têm dificuldades de aprendizagem, são aquelas que reconhecem (também seus pais), o grande valor do docente que lhes deu o instrumental de luta mais eficaz, para a sua ascensão social e transformação da sociedade.

MÚSICAS

Músicas recreativas
Músicas para pré-escola
1. FORMIGUINHAFui ao mercado comprar café
Veio a formiguinha e subiu no meu pé
EU sacudí, sacudí, sacudí
Mas a formiguinha não parava de subir
(trocar as palavras sublinhadas por objetos e partes do corpo que rimem. Ex: panela/canela; espelho/joelho. A cada parte do corpo devemos mexer ao cantarmos “sacudi”).
2. BARCO LIGEIRO (PRÁ FRENTE, PRÁ TRÁS)Prá frente, prá traz (4 vezes)
Meu barco é bem ligeiro e vai
Correndo pelo mar
Trazendo mil peixinhos que eu
Pesquei pro meu jantar
Prá frente, prá traz (4 vezes)
3. AH!HUM! FAZ UM LINDO SAPINHOAh!Hum! Faz um lindo sapinho (3 vezes )
Mexe seus olhinhos e faz AH!HUM! HUM! (esse último arregalando os olhos e mostrando a língua)
4. PIRULITO_ Mamãe, acho que vou dar um grito!
_ Não grita não, que eu te dou um pirulito.
_ Mamãe o que é um pirulito?
_ É uma bala enfiada num palito.
_ Mamãe o que é um palito?
_ É um “pauzinho” que segura o pirulito.
_ Mamãe o que é um pirulito?
_ Ai!Ai!Ai! Acho melhor cê dá um grito!!!
5. TCHIBUM! TCHIBUM!Tchibum! Tchibum! Chalalalalalalala (2 vezes )
Eufridia, Eufridia é uma “braboleta” azul (2 vezes)
Ela é azul e voa assim
Mexe as anteninhas piscando para mim!
Mas eu amo! (se amo!)
E gosto dela assim:
De asas abertas, de asas fechadas sorrindo para mim!
( trocar o nome da “braboleta” e fazer uma rima com ele. Ex. Eufrélha/ braboleta velha; Eufresca/braboleta fresca)
6. SOM DO MOSQUITINHOPara ouvir o som do mosquitinho
E as batidas do coraçãozinho
Pego fecho a chave e fecho minha boquinha
HUMHUMHUM HUM HUM HUM HUM …..
7. MARRECOEu tenho um marreco lá em casa
Que me ensinou a dançar
Um passinho prá lá um passinho prá cá
Um bamboleio e um Tchá Tchá Tchá QÜEIM QÜEIM! REFRÃO
Tchá Tchá Tchá QÜEIM QÜEIM!
O meu marreco eu não vendo
Não empresto e não dou
Repetir refrão
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Músicas de Memorização
1. MEU BURROMeu burro, meu burro ficou com dor de cabeça
Mamãe mandou comprar… Chapéu para a cabeça
Chapéu para cabeça e tem sapato azul
(bate duas palmas )
Meu burro, meu burro ficou com dor nos olhos
Mamãe mandou comprar… Colírio para os olhos
Colírio para os olhos e tem sapato azul (bate duas palmas e vai acrescentando outras partes do corpo e os remédios correspondentes)
2. POLENTAQuando se planta la bela polenta
La bela polenta se planta cosi
Se planta cosi ô ô ô
La bela polenta cosi tchá tchá pum, tchá tchá pum
Tchá tchá pum pum pum pum!
(acrescentar o que vai acontecendo com a polenta. EX. brota, flore, cresce, etc).
3. LOJA DO MESTRE ANDRÉFoi na loja do Mestre André que eu comprei um violão
Blão! Blão! Blão! Um violão
Aiolè! Aiolè! Foi na loja do mestre André REFRÃO
Foi na loja do Mestre André que eu comprei um pianinho
Plin! Plin! Plin! Um pianinho
Blão! Blão! Blão! Um violão
Repetir REFRÃO
( ir acrescentando instrumentos e seus sons. Ex.: Corneta/Fon! Fon! Fon!; Pandeirinho/Pan! Pan! Pan! )
4. A MOSCA NA VELHAEstava a velha em seu lugar duas vezes
Veio a mosca lhe atentar
A mosca na velha e a velha a fiar
Estava a mosca em seu lugar duas vezes
Veio a aranha lhe atentar
A aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar
(ir acrescentando animais na música)
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Músicas para Coordenação Motora

(todas as músicas envolvem gestos)
1.TÓKI PATOKIToki Patoki
Patoki Taki
Tikete Tikete Tumba! Tumba! Tumba! Tumba!
2. CABEÇA BOCA MELO 1 2 3Cabeça boca melo 1 2 3 ( duas vezes )
Mano colo melo 1 2 3 ( duas vezes )
(Junta tudo) Cabeça boca mano colo melo 1 2 3
Pé rodília melo 1 2 3 ( duas vezes )
(Junta tudo) Cabeça boca mano colo pé rodília melo 1 2 3
(acrescentar meio passo, passo inteiro, etc).
3. TIO DE PARISQuando meu tio
Chegou de Paris
Trouxe prá mim……
(colocar objetos realizando movimentos. EX. lindo leque; uma tesoura; etc).
4. CRUZANDO O PÉ NA FRENTECruzando, o pé na frente ( três vezes, na última vez cantar: )
e não cruzando mais.
Pulando prá direita ( três vezes, na última vez cantar: )
E não pulando mais
Prá cima e prá baixo ( três vezes, na última cantar: )
E não descendo mais
Prá frente e prá traz ( três vezes, e na última cantar: )
Parando no lugar
5. CHAPÉU TEM TRÊS PONTASO meu chapéu tem três pontas
Tem três pontas o meu chapéu
Se não tivesse três pontas
Não seria o meu chapéu
6. JIBÓIATava de bota passeando numa bóia
Tava jóia, tava jóia
Aí apareceu uma jibóia
Não ficou jóia, não ficou jóia
Aí eu bolei uma tramóia
Peguei um pau e dei nos zóio da jibóia
Agora que a jibóia já não zóia
Ficou jóia, ficou jóia
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Músicas para grandes grupos
1. ROCK POPEu danço Rock Pop REFRÂO ( três vezes )
Rock Pop que legal!
Eu ponho a mão direita dentro,
Eu ponho a mão direita fora,
Eu ponho a mão direita dentro,
E balanço assim agora!
Refrão
(acrescentar partes do corpo).
2. RAICHRaich! Raich!
OHHH! OHHH!
Tchem! Tchem! Cole!
Tchem! Coliza!
Alisa alisa mantchem!
Ô mantchem tchem!
3. DANÇA TROPICAL ( TCHUTCHUAU )Tchutchuau Tchutchuau
É uma dança tropical
Tchutchuau Tchutchuau
Ela é muito legal.
4. SAPO NA LAGOAOH! Que coisa boa
A gente ver o sapo
na beira da lagoa
Batendo com o papo!
Foi Foi Não Foi
Foi Não Foi
Foi Foi Não Foi!
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Músicas com Brincadeiras
1. PINTINHO NO TELHADOO Pintinho em cima do telhado
Escorregou e caiu no chão
Quebrou a asa quebrou o bico
Foi pro hospital tomar injeção
Cuidado muito cuidado, seu Pintinho com o gavião (duas vezes).
(Uma criança é escolhida para ser o gavião e os demais serão os pintinhos. No momento da música que diz… “cuidado muito cuidado…” o gavião deve pegar os pintinhos que para não serem pegos deverão fazer algum comando. Ex. deitar no chão e dar um rolamento lateral, agachar com a mão na cabeça, etc. O Pintinho que for pego pelo gavião tornar-se-á gavião também.).
2. FESTA NA FLORESTAHoje finalmente vai haver a festa na floresta – REFRÃO – ( duas vezes )
Bom dia senhor! Sou caçador!
Continência! Continência! Continência!
REFRÃO
Olha quem chegou! O seu Leão!
Leão Bravão! Leão Bravão! Leão Bravão!
REFRÃO
Ai que susto! Foi um tiro!
Espingarda! Espingarda!
Espingarda! Espingarda! Espingarda!
(Inicia-se aí o JO-QUEI-PO GIGANTE composto por três elementos. São eles: caçador, leão e espingarda, cada um com seu movimento. As equipes devem escolher um desses elementos e quando o monitor disser JO-QUEI-PO deverá fazer o que escolheu. O caçador ganha da espingarda, que ganha do leão que ganha do caçador).

3. EU SOU O CAÇADOR
Eu sou o caçador
E a onça vou caçar
Eu vou comer
Eu vou devorar
Epa!
A porta!
CANTA A MÚSICA NOVAMENTE
A árvore!
CANTA A MÚSICA NOVAMENTE
O lago!
(Acrescentar lugares até chamar):
A onça! (neste momento o monitor lembra que esqueceram a espingarda e têm que fugir e voltar para casa passando por todos os lugares que atravessaram. Quando chegam os caçadores dormem e na jaula há uma onça presa. Toda vez que o monitor gritar “Eu vou soltar a onça” os caçadores deverão fugir. Aquele que for pego pela onça se transformar-se-á em outra e ajudará a caçar os caçadores. Cada onça só poderá pegar um caçador).
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Músicas Integrativas
1. ELEFANTE NA TEIAUm elefante dependurado numa teia de aranha
Mas quando viu que a teia resistiu
Foi chamar outro elefante
Dois….
Três…
Segue cantando acrescentando mais elefantes na teia.
2. PIPOCA NA PANELAUma pipoca puxa assunto na panela
Outra pipoca vem correndo conversar
Aí começa um tremendo falatório
E ninguém mais consegue escutar
É um tal de Ploc!
Ploploc! Ploc! Ploc! (Três vezes) duas vezes
3. SHAKE YOUR BUTTYHey! Choquito??!! Yes!
Hey! Choquito??!! Ye, Ye!
Shake your butty! No way!
Shake your butty! OK!
Jump shake your butty!
Jump! Jump! Shake your butty! Duas vezes
4. CHACRA UGRAChacra ugra ugra grá
Ugra grá ugra grá
Chacra ugra ugra grá
Ugra grá ugra grá
I want you for me
I want you for me
I want you for me i want you for me
Tum tum tum
Tum tum tum tum tum tum tum

SER CRIANÇA...

Ser Criança...
Ser criança é achar que o mundo é feito de fantasias,
Sorrisos e brincadeiras.
Ser criança é comer algodão doce e se lambuzar.
Ser criança é acreditar num mundo cor de rosa.
Cheio de pipocas
Ser criança é olhar e não ver o perigo.
Ser criança é sorrir e fazer sorrir.
Ser criança é chorar sem saber por quê.
Ser criança é se esconder para nos preocupar.
Ser criança é pedir com os olhos.
Ser criança é derramar lágrima para nos sensibilizar.
Ser criança é isso e muito mais.
É nos ensinar que a vida, apesar de difícil,
Pode tornar-se fácil com um simples sorriso.
É nos ensinar que criança só quer carinho e afeto.
É nos ensinar que, para sermos felizes,
Basta apenas olharmos para uma criança.

DIA DO CIRCO - ATIVIDADE

O CIRCO JÁ CHEGOU - XUXA

Vem brincar,que o circo já chegou
Vem sorrir, que o circo já chegou
Vem dançar, que o circo já chegou
Vamos bater, palmas porque o circo já chegou

Tem muita palhaçada só pra gente ser feliz
Tem foca equilibradando a bolinha no nariz
Tem lindas bailarinas
Na pontinha dos pés
Pipoca, algodão doce e picolé

Malabaristas
Equilibristas
O circo já chegou

Vem brincar, que o circo já chegou
Vem sorrir, que o cico já chegou
Vem dançar que ocico já chegou
Vamos bater palmas, porque o circo já chegou

Tem mágico fazendo tudo desaparecer
Surpresas na cartola, tudo isso é para voce
Tem muitas piruetas
Palhaços de montão
Caindo de bumbum no chão

Trapezistas
Pernas de pau
O circo já chegou

Vem brincar, que o circo já chegou
Vem sorrir, que o circo já chegou
Vem dançar, que o circo já chegou
Vamos bater palmas, que o circo já chegou

BRINCADEIRAS PARA O DIA DO CIRCO:

EQUILIBRISTA: estenda uma corda,cabos de vassoura e/ou coloque pneus no chão, as crianças caminham sobre eles, se equilibrando.
MÍMICA: Cada criança recebe uma frase ou nome de algum objeto, animal, etc... e de través de ímicas mostrar aos colegas, que por sua vezevem adivinhar do que se trata.
IMITA BICHO: Em um envelope a professora coloca animais que fizam parte do circo, cada criança sorteia, olha a sua fia e imita o bicho, para que os demais adivinhem.

HISTÓRIA PARA O DIA DO CIRCO

O Aniversário de palhaço

Faísca era um palhaço muito engraçado que vivia em um circo da cidade.Ele fazia muitas palhaçadas para divertir a criançada: virava cambalhota, equilibrava argolas e sabia mágicas também.Ele tinha muitos amigos, além do público, é claro. O engolidor de espadas, o mágico, o domador de leões, a bailarina, o homem do algodão-doce, o pipoqueiro. Todos gostavam do palhaço Faísca e de suas palhaçadas.Quando o domingo chegou, o mágico trouxe a boa notícia: era dia de aniversário no circo. Era o aniversário do palhaço Faísca! Todos ficaram animados e começaram a combinar uma festa-surpresa para ele. Então ficou acertado que durante o espetáculo daquela tarde eles iriam comemorar. Quando Faísca entrou no picadeiro, a criançada logo começou a gritar:-- Palhaço Faísca pula, rola e pisca! Palhaço Faísca pula, rola e pisca!E o palhaço começou seu show: subiu feito foguete na tromba do elefante, pulou na tina de água, rolou na bacia de farinha e engoliu uma régua inteirinha! Virou cambalhota no ar, rodopiou no meio do picadeiro, dançou rock de guarda-chuva e assustou o pipoqueiro. Soltou fogo pela boca, imitando um dragão, equilibrou 20 pratos, 15 copos e 2 maçãs com uma só mão!A garotada ria a valer. Faísca era muito legal. Faísca era sensacional!De repente, os tambores começaram a rufar. A garotada se calou. O que iria acontecer?Foi aí que o domador de leões, a bailarina, o mágico, o engolidor de espadas, o homem do algodão doce e pipoqueiro entraram no picadeiro com seus presentes. Atrás deles, via-se um enorme bolo de chocolate com velas acesas. E quando a turma começou a cantar "Parabéns a você", Faísca começou a chorar de emoção. Chorou tanto que suas lágrimas de palhaço inundaram o picadeiro. Daí, os balões coloridos começaram a cair sobre o público. Eram verdes, azuis, amarelos e vermelhos. Faísca não perdeu tempo com o choro e resolveu fazer palhaçada: com um grande alfinete começou a estourá-los. Foi uma farra geral. Que aniversário sensacional!
Aula 1 - O circo e o corpo
Objetivo
Reforçar os conceitos da Educação Física trabalhados anteriormente* sob a temática "o circo". Utilizar grandes materiais para realizar movimentos que podem ser feitos no circo. Trabalhar as habilidades motoras básicas de locomoção e estabilização.

* Como eu já trabalhava há algum tempo com essa turma haviam alguns conceitos, atividades, habilidades e materiais que já haviam sido introduzidos são eles: Conceito de Educação Física, habilidade motora básica de locomoção, habilidade motora básica de estabilização, habilidade motora básica de manipulação, conceito de movimento, conceito de grupo, introduzir e explorar grandes materiais, introduzir e explorar pequenos materiais, conceito de cooperação, capacidades física - força, jogos com regras simples.

Estratégia
Roda de conversa, utilização de grandes materiais.

Materiais
Trave de equilíbrio baixa, colchões e plintos.

Conteúdo
5' Conversa inicial sobre os combinados. Quais movimentos podemos fazer no circo? Quais movimentos podemos fazer no circo usando apenas o nosso corpo? (movimentos acrobáticos)
Por que devemos aprender esses movimentos corretamente? São Perigosos?

45' Prática

Parte 1 - Circuito

Estação 1: Exercícios educativos para a execução de rolamento e estrela
Estação 2: Transpor o plinto - montados com alturas diferentes
Estação 3: Andar sobre a trave baixa
Os alunos deverão passar pelas três estações sendo auxiliados pelo professor na estação 1. Colocar colchões sob a trave (mesmo sendo baixa) e em torno dos plintos como medida de segurança.

Parte 2 - Saltos
Convidar todas as crianças para executar saltos.
Quais as formas de saltar? Deixar que as crianças mostrem e depois sugerir:
- grupado
- extendido
- meio-giro
- giro inteiro

10' Conversa final e registro da aula

Considerações


Cabe lembrar que eu tive o privilégio de contar com uma variadíssima gama de materiais uma vez que as aulas se dava dentro do centro esportivo da Universidade de São Paulo, o que nem sempre reflete a realidade dos professores podendo acarretar a necessidade de adaptações.
Essa aula foi realizada em um ginásio de Ginástica Olímpica que as crianças já conheciam e faziam uso.
O registro feito ao término da aula foi em forma de desenho com giz de cera. Algumas crianças conseguiram reproduzir parte do conteúdo, escolhi alguns para ilustrar.
Ao término de cada aula todos os desenho ficavam expostos em um mural com uma breve explicação sobre o conteúdo desenvolvido.

PLANEJAMENTO SEMANAL 2°PERÍODO MODELO


SEMANA DE: ________/________  A  ________/_______//2011                                        PRÓS:

SEGUNDA-FEIRA
TERÇA-FEIRA
QUARTA-FEIRA
QUINTA-FEIRA
SEXTA-FEIRA
LINGUAGEM
TUDO TEM NOME
TUDO PODE SER ESCRITO

SOCIEDADE E NATUREZA
DATAS COMEMORATIVAS
MATEMÁTICA
ESPAÇO E FORMA
USANDO OS NÚMEROS
LINGUAGEM
TUDO TEM NOME
TUDO PODE SER ESCRITO

ARTES VISUAIS



ATIVIDADE DE ESCRITA
ATIVIDADE DE ESCRITA
ATIVIDADE DE ESCRITA


ATIVIDADE DE ESCRITA



RECREIO LIVRE
RECREIO DIRIGIDO
BRINQUEDOS
BRINCADEIRAS
MOVIMENTO
EXPRESSIVIDADE
MOVIMENTO
CAMPO


RODA DE LEITURA
LEITURA DE MENSAGENS
DIA DO CONTO
FILME
ESCTÓRIA LIDA
FANTOCHE
CASA DE BONECA

ESTÓRIA CONTADA