domingo, 5 de junho de 2011

REIS E RAINHAS DA LEITURA

REIS E RAINHAS DA LEITURA


HABILIDADES

Ler para a calasse com ritmo e entonação;
Despertar o prazer pela leitura;
Conotar a leitura com forma de lazer;
Fomentar a participação da família na aquisição dos conhecimentos da criança;
Trabalhar a motivação discente;
Promover a leitura de imagens.

CONTEÚDOS

Expressão oral;
Psicomotricidade global;
Leitura individual, coletiva, compartilhada;
Reconto e registro de histórias lidas;
Estratégias de leitura;
Auto-estima;
Motivação.

DESENVOLVIMENTO

Confeccinar um kit: Rei e rainha da leitura composto por: capa e coroa de rei ou rainha, um baú com alguns livros de literatura infantil e um caderno para os registros da criança.
Apresentação do projeto às crianças com uma festa para o sorteio da primeira criança à ser rei, ou rainha da leitura.
Explicar que cada criança ficará com o kit do rei por dois dias e deverá ler os livros e fazer seus registros no caderno.
Quando for passar o trono para outra criança esta deverá ler seus registros, quais dentre os livros mais gostaram e por quê. Assim, no dia combinado outra criança levará os livros para casa fazendo um rodízio com o baú literário de forma que todas as crianças da sala sejam por dói dias os “reis e rainhas da leitura”.

RECURSOS

Tecido ( para a capa do rei)
Baú de vime, madeira ou plástico que não seja muito grande para não dificultar o transporte;
Caderno (para os registros)
Livros de literatura infantil;

AVALIAÇÃO


A avaliação se fará através de observação e registro contínuo dos avanços alcançados pelos alunos de forma que esses registros auxiliem no re-direcionamento da prática para alcançar os objetivos propostos.
O que se propõe é que este instrumento seja flexível e subsidie verdadeiramente ações direcionadas para a melhoria da qualidade do ensino, de modo a propiciar dados norteadores da ação-reflexão-ação docente.
CECÍLIA BARBOSA MARTINS

Nenhum comentário: