domingo, 5 de junho de 2011

Quem educa filho são os pais


Quem educa filho são os pais
 

Certamente há décadas atrás os educadores enfrentavam problemas de aprendizagens com seus alunos. Hoje não é tão diferente assim, temos uma variedade de dificuldades que esbarram nas questões de como adquir o conhecimento e fazer uso desse novo saber.

Conforme a sociedade avança no que diz respeito ao desenvolvimento tecnológico muitas pessoas permanecem atônitas por não poder acompanhar. Por outro lado, outras pessoas imaginam que acompanham mas, não sabem de fato qual a finalidade de muitos aparelhos eletroeltrônicos que estão em suas mãos.

Hoje talvez vivenciamos um dos períodos mais complexos da vida em sociedade, temos ao nosso redor inúmeras informações que ao passo de não nos preocuparmos em saber de fato suas finalidades, estaremos vivendo um mundo de fantasias.

Ecoa sobre o mundo contemporâneo a necessidade de todas as coisas resultarem em finalidades concretas. Imprimimos esforços para atendimentos imediatos sobre as nossas inquietações. Fazendo do próprio grupo social uma avalanche alienada de acompanhar os outros sem ao certo saber qual é o seu fim.

Podemos observar desde o início da educação escolar. Pessoas que no papel de filhos buscam todas as vantagens de manter-se satisfeitos e acomodados no qual muitas vezes, os pais não percebendo o impacto destes hábitos, observam mais adiante várias experiências frustradas enquanto educador do seu próprio filho.

Convidamos a pensar um pouco sobre essas inquietações. A educação nesse caso recebeu entre suas várias concepções de tornar-se imediatista. Ao olharmos para as relações sociais temos como exemplo há falta de paciência dentro e fora da escola.

Os resultados são projetados a fórceps causando traumas muitas vezes na perspectiva natural da aquisição do conhecimento de cada ser humano. Isto não significa que o professor não tenha que desenvolver atividades que acompanhe seus alunos mas, que o ambiente contribua para o trabalho de todos, principalmente para o professor.

Professor esse que é educador de todos os seres humanos que freqüentam ou já vivenciou a experiência escolar. Acreditamos que todas as profissões dependem de um professor mas, não de maneira equivocada de deixar todas as atribuições para um profissional da educação.

Portanto, a educação não se faz sozinho ou com pessoas se escondendo ou aproveitando de circunstâncias no qual oportunamente encarrega-se de eximir-se de seu papel.

Nenhum comentário: