sexta-feira, 3 de junho de 2011

Origem da Festa Junina:

Origem da Festa Junina:
Antes de Cristo já existia a tradição de festejar o início da colheita em junho. Desde os tempos pagões, a data é comemorada com fogueira, dança, música e comida.  A partir do século VI os cristãos passaram a celebrar o aniversário de São João. No séc. XIII os portugueses incluiram São Pedro e São João. Desde 1583 a data é comemorada no Brasil.
Quando a corte real portuguesa se mudou para o Brasil, no séc. IXX, trouxe uma dança francesa, somente praticada pela aristocracia européia. Ela se chama quadrilha, e se tornou popular entre os camponeses do Brasil. E passou a ser dançada em homenagem aos santos juninos (Santo Antônio,São João e São  Pedro) para agradecer as boas colheitas da roça. O homem do campo normalmente é muito devoto e religioso. Ela é dançada por um número par de casais e comandada por um marcador, que orienta os casais, usando palavras afrancesadas, aportuguesadas, e acrescida de temática   campestre. A festa junina é comemorada em todo o país. As mais famosas são as nordestinas.
No Brasil, o mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilha. Fios de bandeirinhas coloridas em forma de triângulo decoram o ambiente, há muitas brincadeiras, música e comida típica.  

Como se vestir para a Festa Junina:
A Festa Junina tem uma fantasia  típica, o traje caipira (palavra tupi para designar o habitante do campo ou da roça, de pouca instrução, modos rústicos e inocente) que é usado por todas as idades. O  chapéu de palha com as pontas desfiadas serve para ambos os sexos. Os rapazes vestem camisa de botão xadrez,  e calça pula- brejo (altura no meio da canela) com remendos de cores  diferentes e botina sem meias. No rosto tem bigode e barbicha, e um lenço amarrado no pescoço. As moças vestem um vestido estampado, um pouco abaixo do joelho,com rendas na bainha.Usam tranças (podem ser fios de lã presos no cabelo natural) e fitas no cabelo. As meias são curtas e o sapato velho. No rosto, as bochechas são bem vermelhas e tem uma pintinha perto do nariz.

Comidas Típicas de Festa Junina:
Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos pratos típicos,  são feitos deste cereal, como também do arroz, amendoim e do coco. São receitas de comida  de diversas origens, que se tornaram popular no Brasil. São elas:
  • Curau /Pamonha/ Canjica/ Milho verde Cozido/ Suco de milho verde  / Bolo de Milho Verde / Bolo de Fubá / Broa de Fubá
  • Arroz Doce/ Baba de moça /  Cocada/ Bom-bocado/ Cajuzinho/ Doce de Abóbora/ Doce de batata-doce/ Maria-mole /Pé  de moleque/ Pastel Junino/ Quebra Queixo/ Quindim /Suspiro
  • Quentão (bebida feita com gengibre, pinga e canela)/ Vinho Quente
  • Biscoito de Polvilho/ Rosquinhas de São João
  • Batata Doce Assada/ Pipoca/ Pinhão
  • Cuzcuz  
 
Música Junina:
A música tocada nas festas, vem do nordeste do Brasil. Ela se chama forró e utiliza a sanfona, zabumba, pandeiro  e o triângulo como instrumentos principais. Os versos cantados ( sobre o cotidiano, experiências pessoais, e desafios orais de improviso) derivam diretamente da cultura popular da península ibérica e da França, dos trovadores medievais. O ritmo possue influências árabe, índigena, africana e se assemelha muito com o que era tocado no sudoeste da França, como também a dança dos casais coladinhos, dos bailes populares franceses, de décadas atrás . O Brasil assimila muito bem os elementos culturais estrangeiros, reinventando-os e enriquecendo-os.  Hoje em dia o forró serve de referência  e de resgate cultural, para os países que outrora lhe serviram de influência.

Brincadeiras para a festa Junina:
Maquiagem Queimar uma rolha e fazer bigode, barbicha e cavanhaque nos rapazes. Com um  batom vermelho fazer um círculo nas bochechas das moças, e espalhar com os dedos, em movimentos circulares, para aumentar o círculo. Utilizar um lápis preto de maquiagem para fazer uma pintinha e sardas no centro do rosto  
Caça ao objeto Faz-se uma lista de objetos fáceis de serem encontrados no local onde a festa será realizada. Reúne-se os participantes para avisá-los do tempo disponível e o nome do objeto que devem procurar. Ao sinal de um apito todos correm para procurá-lo. Ao sinal de outro apito devem retornar pois é o aviso de que o tempo terminou ou o objeto já foi achado. O primeiro que retornar com o objeto pedido é o vencedor. Se o objeto não for encontrado, pede-se o seguinte da lista.    
Cadeia Escolhe-se um local isolado ou cercado por cadeiras, para ser a cadeia. Nomeia-se (ou sorteia-se) um delegado e seus ajudantes. O preso vai até a cadeia e, paga uma prenda (mostra uma habilidade), para ser solto, que pode ser: cantar, recitar, dançar, fazer uma imitação, etc. Se houver um palco com microfone, a cadeia pode ser colocada num canto dele. E a prenda, ao ser paga diante do microfone, será vista por todos da festa.   
Corrida do milho Traçam-se duas linhas paralelas e distantes. Atrás de uma das linhas, coloca-se uma bacia com grãos de milho. Atrás da outra linha, os participantes são reunidos aos pares - um deles segura uma colher e o outro um copo descartável. Dado o sinal, os participantes com a colher correm até a bacia. Enchem a colher com milho e voltam para a linha de largada. Lá chegando, colocam o milho no copo que seu companheiro segura. Vence a dupla que primeiro encher o copinho com milho.   
Corrida do ovo na colher Marca-se um local de partida e outro de chegada. Cada corredor deve segurar com uma das mãos (ou a boca) uma colher com um ovo cozido em cima. Vence quem chegar primeiro ao local de chegada, sem derrubar o ovo. Se quiser variar, substitua o ovo cozido por batata ou limão.   
Corrida do Saci ou Corrida dos sapatos Traçam-se duas linhas paralelas e distantes. Na primeira linha, os corredores tiram os sapatos, que são levados para trás da outra linha, onde são misturados. Dado o sinal, eles devem sair pulando com o pé esquerdo até a outra linha. Depois de calçar seus sapatos, devem retornar, pulando com o pé direito. Vence quem chegar primeiro ao local de chegada, estando calçado de modo correto.   
Corrida do saco Marca-se um local de partida e outro de chegada. Cada corredor deve colocar as pernas dentro de um saco grande de pano e segurá-lo com ambas as mãos na altura da cintura. Dado o sinal, saem pulando com os dois pés juntos. Vence quem chegar primeiro ao local de chegada.  
Dança da laranja Formam-se alguns casais para a dança. Uma laranja é colocada entre as testas de cada par. Os casais devem dançar, sem tocar na laranja com as mãos. Se a laranja cair no chão, o casal é desclassificado. A música prossegue até que fique só um casal. A laranja pode ser substituida por uma outra fruta redonda como a maça ou o limão.  
Dança das cadeiras Forma-se um círculo com tantas cadeiras quantos forem os participantes menos uma. Os assentos ficam voltados para fora. Coloca-se música e todos dançam em volta das cadeiras. Quando a música parar, cada um deve sentar numa cadeira. Um participante vai sobrar e sair da brincadeira. Tira-se uma cadeira e a dança recomeça. Vence quem conseguir sentar-se na última cadeira.  
Boliche Os pinos são feitos com latas vazias de refrigerante, encapadas com papel colorido. Faz-se uma linha de arremesso a cerca de 2 metros de distância. A bola deve arrastar no chão até atingir os pinos. Cada participante pode fazer  três tentativas. O coordenador anota o número de pinos derrubados em cada tentativa. Vence quem derrubar mais pinos.   
Derruba latas Sobre uma mesa, coloca-se latas vazias de refrigerante. Faz-se uma linha de arremesso a cerca de 1,5 metros de distância. Cada participante recebe três bolinhas, para fazer três tentativas. O coordenador anota o número de latas derrubadas em cada tentativa. Vence quem derrubar mais latas.   
Boca do palhaço O palhaço deverá  ter  1,50m, e ser feito de papelão. No lugar da boca fazer um orifício para poder passar as  três bolas a serem arremessadas. Enfeitar o palhaço com papel colorido. Faz-se uma linha de arremesso a cerca de 2 metros de distância. A bola deve entrar na boca do palhaço. Cada participante pode fazer  três tentativas. O coordenador anota o número de bolas que entraram na boca. Vence quem fizer entrar todas as bolas.   
Jogo das argolas Enche-se com água garrafas de refrigerante (plásticas e grandes) e aperta-se bem as tampas. Arruma-se as garrafas no chão com pelo menos um palmo de distância entre elas. Faz-se uma linha de arremesso a cerca de 1,5 metros de distância. Cada participante recebe cinco argolas (ou pulseiras), para fazer cinco tentativas. Vence quem acertar mais argolas nos gargalos das garrafas.   
Rabo do burro Desenhe um animal de costas ou de lado numa cartolina e prenda numa parede. Cada participante deve receber uma etiqueta autocolante grande (já destacada). De olhos vendados, deve caminhar até o desenho e colar o rabo do animal. Quem colocar o rabo mais próximo do local correto é o vencedor.   
Jogo do bigode Desenhe numa cartolina/ papelão  um rosto masculino e prenda numa parede. Cada participante deve receber, em cada mão, uma parte do bigode com uma tachinha no lado de trás. De olhos vendados, deve caminhar até o desenho e pregar os dois lados do bigode. Quem colocar o bigode mais próximo do local correto é o vencedor.   
Jogo da trança Desenhe numa cartolina// papelão  um rosto femenino e prenda numa parede. Cada participante deve receber, uma trança com tachinha no lado de trás. De olhos vendados, deve caminhar até o desenho e pregar a trança. Quem colocar a trança mais próxima do local correto é o vencedor.   
Pescaria  de animais brasileiros Recorte a forma de alguns animais brasileiros, como o jacaré, tucano, onça pintada, anta,peixe-boi, boto cor-de-rosa, papagaio,poraquê , jibóia e ararajuba em cartolina. Faça um corte no lugar da boca e prenda um clipe ali (parecerá uma argola). Faça varas de pescar amarrando um barbante em cada vareta. Depois, na outra ponta do barbante amarre um outro clipe aberto na lateral. O clipe quando aberto tem o formato de gancho, como um anzol. Espete os animais numa grande bacia com areia. Vence quem pescar mais animais ou com o número de maior valor.   
Pescaria Recorte muitos peixes em cartolina colorida. Faça um corte no lugar da boca do peixe e prenda um clipe ali (parecerá uma argola), faça os dentinhos para parecer uma piranha. Faça varas de pescar amarrando um barbante em cada vareta. Depois, na outra ponta do barbante amarre um outro clipe aberto na lateral. O clipe quando aberto tem o formato de gancho, como um anzol. Espete os peixes numa grande bacia com areia. Vence quem pescar mais peixes ou com o número de maior valor.   
Brincar de corda cobrinha , foguinho,etc.  
Cabo-de-guerra Traça-se uma linha no chão, dividindo ao meio o local escolhido para o jogo. Os participantes, separados em dois times iguais, ficam em fila, cada grupo do seu lado, segurando uma corda de uns cinco metros de comprimento. A marca (bem visível) que mostra o meio da corda, deve ficar exatamente acima da linha traçada no chão. Dado o sinal, os participantes puxam a corda na direção do seu lado. Vence o grupo que conseguir fazer um participante do outro grupo pisar a linha traçada no chão.  
Carrinho de mão Traçam-se duas linhas paralelas e distantes. Atrás de uma delas, os participantes são reunidos aos pares e formando duas fileiras, uma atrás da outra. Dado o primeiro sinal, o participante da dupla que está na fileira da frente, apóia as mãos no chão e estica as pernas para trás. Seu companheiro da fileira de trás, levanta suas pernas e segurando-as à altura do joelho, fica entre elas. Dado o segundo sinal, as duplas começam a correr, um com os pés e o outro com as mãos. Quem cair volta à linha de largada. Vence a dupla que alcançar a linha de chegada primeiro.    
Corrida da galinha Marca-se um local de partida e outro de chegada. Cada participante deve caminhar acocorado, fazendo-se o menor possível. Quem cair sentado no chão ou ajoelhado, volta para o local de partida. Vence quem chegar primeiro ao local de chegada.  
Corrida dos Sacis em fila (com um pé só) Traçam-se duas linhas paralelas e distantes. Atrás de uma delas, os participantes são reunidos em dois grupos iguais. Em fila, os participantes seguram firme nas costas de quem está na sua frente. Dado o sinal, os participantes avançam pulando com o pé esquerdo até a outra linha. Depois, devem retornar, pulando com o pé direito. Se a fila se romper, o grupo volta à linha de largada. Vence o grupo que alcançar a linha de chegada primeiro. Nota: Pode-se fazer mais de duas filas com os participantes. Por exemplo - três filas com três participantes cada.   
Corrida dos sapos em fila (com os dois pés ao mesmo tempo) Traçam-se duas linhas paralelas e distantes. Atrás de uma delas, os participantes são reunidos em dois grupos iguais. Em fila, os participantes seguram firme na cintura de quem está na sua frente. Dado o sinal, os participantes avançam pulando. Se a fila se romper, o grupo volta à linha de largada. Vence o grupo que alcançar a linha de chegada primeiro. Nota: Pode-se fazer mais de duas filas com os participantes. Por exemplo - três filas com três participantes cada.   
Correio-elegante   É o serviço de entrega de bilhetes durante a festa. Quando não estiver entregando os bilhetes, o entregador passeia pela festa, oferecendo o serviço de correio. A mensagem é escrita num cartão ou papel colorido. Se a festa for grande, o correio pode ficar numa mesa, onde os cartões são escritos por uma pessoa e entregues por outra. Para facilitar, pode-se fazer um mural ou cartaz com exemplos de quadrinhas amorosas ou engraçadas. Pode-se, também, levar alguns cartões prontos.
Exemplos de correio elegante:  
  • "Quando cheguei nessa festa / Senti cheiro de rosa. / Meu coração logo disse: / Aqui tem moça formosa!"
  • "Manjericão miudinho / salpicado de a b c, / meu coração só me pede / que eu me case com você."
  • "Se eu tivesse certeza / que tu me tinhas amor / caía nesses teus braços / como o sereno na flor."
  • "Não tenho maior riqueza, / nem prenda para te dar, / só tenho meu coração / prontinho pra te amar."
  • "As vezes fico pensando / pensando não sei em quê / mas no fim do pensamento / eu só penso em você."

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