quinta-feira, 9 de junho de 2011

O caderno de leitura

O caderno de leitura surgiu da observação de que muitas crianças aprendiam a ler a partir da “leitura” de textos que já sabiam de cor (músicas, poemas, listas de nomes de familiares e amigos e outros textos de conteúdo conhecido). A observação dessa prática motivou a proposta de organizar um caderno de leitura contendo diferentes tipos de textos conhecidos das crianças, como apoio à alfabetização.


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O caderno de leitura possibilita:
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· Trabalhar com textos reais, de diferentes gêneros;

· Apresentar um repertório de textos conhecidos das crianças;
· Organizar os textos trabalhados em classe;
· Desenvolver atividades de leitura compartilhada;

· Incentivar as crianças a lerem antes de saber fazê-lo de forma convencional;

· Socializar com os familiares alguns dos textos que circulam na sala de aula;

· Promover a leitura e consulta dos textos sempre que as crianças desejarem e/ou necessitarem;

· Criar um referencial estável de textos/palavras que podem ser usados no momento de produzir outros textos.


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Que textos selecionar?
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O caderno de leitura pode ter duas partes. Uma delas com textos como parlendas, poemas, quadrinhas, músicas, listas e outros textos que as crianças sabem de cor. E outra com textos que as crianças demonstrarem interesse em ter disponíveis para compartilhar com familiares e amigos: fábulas, piadas, receitas e outros.

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Quais os objetivos?
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O caderno de leitura tem como objetivos principais:
· Incentivar a prática da leitura e o desejo de ler;

· Possibilitar o contato direto das crianças com textos reais;

· Ampliar a diversidade de gêneros textuais conhecidos pelas crianças;
· Garantir um repertório de textos de boa qualidade que se constitua num material de consulta para a escrita de outros textos;
· Incentivar as crianças a lerem mesmo quando ainda não sabem ler convencionalmente;

· Apresentar situações reais em que as crianças tenham que utilizar estratégias de leitura e ajustar o que sabem de cor ao que está escrito;

· Desencadear atividades de leitura que exigem reflexão sobre a escrita convencional;

· Favorecer algumas aprendizagens importantes: sobre o fato de todo escrito poder ser lido, sobre a linguagem que se usa para escrever, sobre a disposição gráfica dos diferentes gêneros textuais, sobre o valor sonoro convencional das letras;

· Ajudar as crianças a avançarem nos seus conhecimentos sobre a escrita.

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Desde quando?
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O caderno de leitura pode ser organizado com as turmas de três anos em diante:
· Com as crianças de 3 a 5 anos, o caderno será uma oportunidade para que elas se reconheçam capazes de ler. A seleção dos textos deve sempre ter como critérios principais: as características, conhecimentos e preferências da turma e a qualidade do material (tanto do ponto de vista do conteúdo como da apresentação gráfica). Nessa faixa etária o caderno possibilita (principalmente) resgatar textos significativos da cultura popular, ampliar o repertório de textos conhecidos, aprender que tudo o que dizemos, cantamos, recitamos pode ser escrito, que os textos são diferentes e se organizam graficamente de modo diferente, que escrevemos com letras...
· A partir dos 6 anos, além dessas vantagens, o caderno serve também como fonte de consulta para a escrita das crianças, em situações espontâneas ou orientadas pelo professor.


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É importante:
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· Garantir, na página inicial, uma breve apresentação do caderno com os seus objetivos, para que os familiares saibam para que serve e como será utilizado em casa e na escola;
· Deixar, em seguida, um espaço para elaboração progressiva de um índice dos textos;
· Garantir uma boa apresentação do material (textos bem impressos, com letra legível e de tamanho adequado, recortados e colados com capricho pelo professor etc);

· Incentivar as crianças a terem uma atitude de cuidado com o caderno;

· Apresentar às crianças os portadores de onde são transcritos os textos;

· Manter a diagramação dos textos tal como é feita nos portadores de origem;

· Não permitir a ilustração do caderno, pois não se pretende que as crianças reconheçam os textos a partir de imagens, mas sim de outras estratégias;

· Deixar claro que o caderno deve ser mantido sempre na mochila das crianças, para que circule além da escola.

Referência Bibliográfica:
Texto organizado por Debora Vaz, Rosa M. Antunes de Barros e Rosângela Veliago, com a colaboração de Rosaura Soligo

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