quarta-feira, 1 de junho de 2011

Ensinado o alfabeto a crianças a apartir de 02 anos

 

Ensinado o alfabeto a crianças a apartir de 02 anos



Encontrei este artigo na internet, bem simples de ler e fácil de entender. Irá esclarecer duvidas frequentes e que muitas pessoas me escrevem sobre esse assunto. Leiam com atenção:
 "Os grifo foram feitos por mim"



Boa parte das crianças começa a reconhecer algumas letras entre os 2 e 3 anos de idade, e consegue identificar a maioria entre os 4 e 5 anos. Isso significa que você pode começar a ensinar o alfabeto ao seu filho quando ele tiver cerca de 2 anos -- mas não espere que ele aprenda tudo em pouco tempo.

Além disso, crianças pequenas têm um jeito de aprender diferente da de crianças mais velhas. Procure ajuda visual, como livros coloridos com desenhos, bloquinhos ou tapetes de EVA com letras. Seu filho vai se divertir apontando as letras que ele conhece, assim como cores, formas, animais e outros objetos no livro.

O primeiro passo para ensinar o alfabeto é fazer com que seu filho se interesse em ouvir histórias. Por volta dos 2 ou 3 anos, crianças para quem os pais lêem com frequência começam a perceber que os livros contêm letras.
Há muitas maneiras divertidas de apresentar as letras ao seu filho. Por exemplo, escreva o nome dele em todas as "obras de arte" que ele fizer e mostre cada uma das letras para ele.
Com o tempo, ele entenderá que aquelas letras, juntas, formam o nome dele. Você pode reforçar isso de vários jeitos: mostre as letras que formam o nome dele na porta do quarto, ou talvez um brinquedo ou quebra-cabeça personalizado com o nome dele. Ou brinque com ímãs de geladeira em forma de letras.
Quando ele começar a reconhecer uma letra, use isso em brincadeiras. "Que palavra começa com 'b'?" Bola, bebê, balão. Ou use a primeira letra do nome dele para começar. "Sua letra especial é 'J', de João. Que outras palavras têm 'J'?".
(Seu filho só vai conseguir escrever letras quando tiver 4 anos, então não tente ensiná-lo a escrever até lá).
Se ele parecer interessado, continue a ajudá-lo a aprender mais letras. Mas, se ele tem menos de 4 anos e não parecer entusiasmado, é melhor deixar a questão de lado por um tempo. Não há estudos que apontem que aprender o alfabeto cedo tenha relação com habilidades avançadas de leitura no futuro.

Fonte: http://brasil.babycenter.com/toddler/linguagem/ensinar-alfabeto/

 "Viram só, simples assim, no blog vocês encontraram muitos materiais que podemm auxiliar vocês no desenvolvimento do seu filho, uma dica minha é que explorem o visual, no quarto dos meus filhos coloquei todo o alfabeto, e ia cantando a b c d e f g ... h i j k l m n o p... q r s t uv... w x y z. Tenho uma irma que tem um filho de tres anos e ela fala, olha ele conta até 10, eu digo, "ele ainda não sabe, pois não tem noção de quantidade, pode associar aprenas 02 ou tres numeros como 1, 2 e 3, mas é bom para ele, é como uma canção, daqui a um ou dois anos ele irá entender e associar o som as quantidades" e é o mesmo que acontece com o alfabeto, eles ligam os sons aos objetos, depois quando maiores as letras passaram a fazer mais sentido, é como juntar as pecinhas de um quebra cabeça, são bebês grandes,aprendem um pouco a cada dia, mas só conseguem fazer isso com ajuda de um adulto".

Nenhum comentário: