quarta-feira, 1 de junho de 2011

casamento na roça e outras brincadeiras

Festas Juninas: casamento na roça e outras brincadeiras


Logo mais estaremos no mês de junho conhecido pelas festas juninas e estas pelas suas brincadeiras, como o casamento na roça.

As brincadeiras são o que anima as festas juninas e casamentos na roça é uma brincadeira que não pode faltar. A dica é escolher os personagens da brincadeira que são: Padre, coroinha, noiva, noivo, delegado, ajudantes, pais da noiva e padrinhos.


  • O cenário do casamento da roça é um altar de igreja ou capela encenado em um espaço bem grande. Cada personagem tem a sua fala e função na brincadeira.

    A história do casamento da roça apesar de algumas variações são bem parecidas: A noiva grávida é obrigada pelos pais a casar, O rapaz tenta escapar do laço e o pai da mocinha chama o delegado para resolver a situação.

    Além da noiva, noivo, pais da noiva, padre e delegado outros personagens completam essa história como o padre, coroinha, os padrinhos e os ajudantes do delegado. O casamento na roça é o ápice das festas juninas. O casamento na roça termina com a quadrilha, também uma das atrações mais esperadas.

    Outras brincadeiras fazem parte das festas juninas, como o pau de sebo corresponde ao mastro de madeira envernizado com cerca de cinco metros de altura. No mastro é passado sebo de boi ou cera para deixá-lo bem escorregadio. O objetivo da brincadeira é tentar subir o mastro até o topo e alcançar o prêmio posto no topo.

    Muitas das brincadeiras são feitas em barracas, dispostas no local da festa junina, como o correio elegante, que consiste em escrever cartinhas e bilhetes e entregar a um destinatário; jogo das argolas consiste em colocar estrategicamente garrafas dispostas no centro de uma barraca e que, de certa distância busca-se tentar encaixar as argolas nas garrafas.

    Outras brincadeiras de barracas são bem comuns na festa junina: a pescaria, que consiste colocar em um banco de areia, peixinhos feitos de papelão ou lata, que devem ter ganchos para encaixar na vara, cada peixe tem um número que corresponde a uma prenda; e tiro ao alvo, que tem várias versões, como a atirar bolinhas em uma pilha de latas.

    Hoje muitas dessas brincadeiras estão sendo perdidas. Não custa os educadores resgatá-las nas escolas e manter a tradição tão antiga das brincadeiras e da própria festa junina.

    decoracao para festa junina 300x200 Decoração para festa junina

Nenhum comentário: