segunda-feira, 23 de maio de 2011

TRABALHANDO COM CRACHÀ

TRABALHANDO COM CRACHÀ

Todo professor concorda que o primeiro texto que o aluno tem contato é o seu nome, então nada mais correto que no primeiro dia de aula as crianças já terem disponível um crachá com seu nome e sobrenome.

Geralmente confecciono um crachá com o nome completo e a data de nascimento, deixando um espaço para as crianças desenharem um símbolo a escolha.

Os crachás também podem ser confeccionados com caixa de creme dental. Em cada face da caixa, o nome completo do estudante pode ser escrito com um tipo diferente de letra. Dentro da caixa, poderão ser guardados todas as letras do nome do estudante.

O professor pode organizar inúmeras brincadeiras com o uso do crachá, podendo variá-las semanalmente:

Sugestão 01: coloque em uma caixa todos os crachás, retire um de cada vez e em seguida pergunte:

- De quem é ? Com que letra começa? Qual o som desta letra? Que outras palavras iniciam com esta letra?

Sugestão 02: organize a turma em círculos de modo que os estudantes fiquem sentados no chão. Coloque todos os crachás no centro e peça a cada estudante que pegue um e tente ler o nome que nele está escrito. Auxilie-os se for preciso, garantindo que todos consigam ler.

Sugestão 03: Antes de iniciar a aula, distribua aleatoriamente os crachás pelas carteiras. Ao entrarem, os estudantes deverão procurar o seu nome e sentar na carteira onde se encotnra o seu crachá (alterne crachás escritos com letra de forma e letra cursiva)

Sugestão 04: Escolha ou sorteie estudantes que deverão ler e entregar os crachás dos colegas. Tenha o cuidado de envolver todos eles nessa dinâmica.

Com certeza criatividade não falta ao professor, então quem tiver mais sugestões adoraria recebê-las!


Nenhum comentário: