sábado, 21 de maio de 2011

PLANO ANUAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

PLANO ANUAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Jardim III

Introdução

Ter quatro ou cinco anos significa ver e experimentar muitas coisas pela primeira vez: a escrita do próprio nome, descobrir as minhocas debaixo dos vasos, conseguir fazer um “morcego” nas aulas de educação física, dosar a força para quebrar o ovo da receita, construir rios e represas no tanque de areia, surpreender-se com o resultado da mistura de tintas, perseguir os sapos escondidos no bosque, perceber o significado de equipe ao somar os pontos de um jogo, ler a primeira palavra, perder o primeiro dente… e no final do dia, levar uma lembrança de cada atividade impressa no uniforme.
Num ambiente acolhedor e seguro a criança vivencia outras formas de relacionamento. Seu mundo expande-se: ela assume outros papéis e encontra novos desafios na convivência entre iguais.
Descobre plantas e animais. Experimenta sensações, cores, formas. Em seu universo cultural são acrescentados sabores, melodias, personagens e significados.

Justificativa

Tendo em vista os diagnósticos realizados, no início do ano, o Plano de Ensino se faz necessário, de forma que cada professor pensará em sua classe, na realidade de seus alunos, levando assim, a criança a tornar-se gradativamente independente e capaz de dirigir suas próprias necessidades básicas, além de colaborar com os semelhantes, auxiliando-os e aprendendo juntos.

Objetivo Geral

Proporcionar condições para a criança desenvolver seu auto conceito, independência, pensamento crítico, responsabilidade, espírito cooperativo e amizade.
Oferecer oportunidade para a criança se desenvolver nos aspectos cognitivos, motor, afetivo, social e na linguagem oral e escrita.
1. Formação Pessoal e Social
Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos: que as crianças desenvolvam uma imagem positiva de si mesma, ampliem sua auto confiança e auto-estima, reconheçam suas limitações e possibilidades procurando superá-las, que sejam capazes de valorizar e realizar ações de cooperação e solidariedade, enfrentar conflitos respeitando e compartilhando suas vivências com outras crianças e adultos.
    1. Conteúdos
Conceitos, Fatos e Princípios
  • Adaptação
  • Identidade e Autonomia
  • Identificação
  • Interação
  • Nome
  • Socialização
  • Cuidados Pessoais
  • Imagem
  • Respeito e diversidade

Procedimentos

  • Participar de brincadeiras de escolha;
  • Compartilhar a história individual da vida de cada um e de seu nome;
  • Ouvir o outro;
  • Adquirir habilidades sociais;
  • Realizar atividades com independência;
  • Participar de brincadeiras que possibilitem ações valores e regras.
  • Reconhecer o corpo e suas características;
  • Identificar e enfrentar situações de conflitos, utilizando recursos pessoais e respeitando os outros;
  • Vivenciar situações de higiene e boa alimentação.
  • Participar e interessar-se por situações que envolve a relação com o outro;
  • Respeitar as regras simples do convívio social;
  • Participar de brincadeiras diversas;
  • Realizar ações de cuidados pessoais com e sem auxílio.

Atitudes, Normas e Valores

  • Familiarização com professores, colegas e escola;
  • Reconhecimento e valorização dos espaços da escola;
  • Valorização de ações de cooperação e solidariedade compartilhando convivências;
  • Respeito consigo mesmo e com o outro;
  • Auto-estima;
  • Organização do tempo;
  • Imagem positiva de si;
  • Valorização do diálogo como uma forma de lidar com os conflitos;
  • Valorização da limpeza e aparência pessoal;
  • Valorização dos cuidados com os materiais de uso individual e coletivo;
  • Conhecimento, respeito e utilização de algumas regras elementares de convívio social;
  • Respeito e valorização da cultura de seu grupo de origem e de outros grupos;
  • Realizar ações de forma independente.

Atividades

  • Roda da conversa;
  • Passeio pela escola;
  • Brincadeira de faz-de-conta, individual e/ou  grupo, envolvendo o cotidiano;
  • Pesquisas;
  • Rotina;
  • Cantigas de roda;
  • Histórias;
  • Calendário;
  • Confecção de crachás;
  • Jogos com o nome;
  • Uso do espelho;
  • Jogos e brincadeiras com regras;
  • Passeio pela escola;
  • Guardar materiais;
  • Organizar a sala.

1.2. Ações de Enriquecimento Curricular

  • Fazer roda da conversa e de combinados;
  • Elaborar crachás e jogos com o nome dos alunos para reconhecimento e identificação do nome;
  • Propor a pesquisa da história do nome para ser consciente de sua história;
  • Proporcionar situações que a criança interaja com as outras respeitando e percebendo seus limites;
  • Propor atividades em que as crianças relatem e entrem em contato com outras vivências;
  • Elaborar etiquetas para identificar materiais individuais;
  • Utilização do espelho para reconhecimento do próprio corpo;
  • Propor situações em que as crianças compartilhem com os outros suas dúvidas, necessidades e descobertas;
  • Orientar as crianças quanto a higiene pessoal;
  • Executar o sistema self-service nas refeições;
  • Proporcionar e estimular a capacidade da criança aprender;
  • Oferecer situações variadas e adequadas para se trabalhar os diferentes conceitos de formação pessoal e social;
  • Incentivar a livre iniciativa das crianças;
  • Proporcionar jogos e brincadeiras para o desenvolvimento pessoal das crianças;
  • Incentivar a participação das crianças nas diversas atividades de rotina;
  • Sugerir atividades ao grupo, sem deixar de respeitar a maneira de ser de cada criança;
  • Proporcionar e estimular a capacidade da criança aprender;
  • Valorizar mais o fazer da criança do que os resultados das atividades propostas.
1.3. Procedimentos de Avaliação
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
_______________________________________________________________
2. Movimento
Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos: que as crianças adquiram expressão própria pelo movimento, que sejam capazes de se organizar no espaço, que ampliem suas possibilidades expressivas utilizando gestos diversos e ritmo corporal, que controlem gradualmente o próprio movimento aperfeiçoando e ajustando suas habilidades motoras em diferentes situações, que experimentem diferentes qualidades e dinâmicas do movimento (força, velocidade, resistência e flexibilidade).2.1. Conteúdos
Conceitos, Fatos e Princípios
  • Expressividade
  • Desenvolvimento pessoal
  • Atividades rítmicas
  • Equilíbrio e coordenação
  • Jogos
  • Brincadeiras

Procedimentos

  • Dominar o próprio corpo;
  • Expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
  • Apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo conhecendo e identificando seus elementos;
  • Desenvolver cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo;
  • Improvisar e criar seqüências de movimentos;
  • Comunicar-se através de gestos e movimentos;
  • Perceber a mudança do ritmo, a resistência do próprio corpo durante a movimentação;
  • Expressar sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e linguagem oral;
  • Utilizar a motricidade através do lúdico para relacionar-se com o ambiente que está inserido e com as pessoas que o compõem;
  • Participar em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, dançar, etc;
  • Conhecer as regras do jogo e brincadeiras, saber inventar outras regras de acordo com o grupo;
  • Conhecer e controlar o próprio corpo;
  • Participar de atividades lúdicas e competitivas que envolvam equilíbrio, ritmo e coordenação;
  • Organizar jogos onde o uso de suas fantasias e interesses pessoais prevaleçam;
  • Discutir jogos coletivos com regras;
  • Participar de brincadeiras pertencentes a manifestações populares, folclóricas ou de outro tipo presente no cotidiano.

Atitudes, Normas e Valores

  • Desenvolvimento corporal harmônico;
  • Reconhecimento da capacidade e da possibilidade individual;
  • Apropriação da cultura corporal;
  • Percepção do próprio desenvolvimento físico;
  • Reconhecimento do corpo no seu todo nas suas partes e respectivos movimentos
  • Liberdade para expressar-se;
  • Valorização e apreciação das manifestações expressivas;
  • Interação e respeito com o grupo;
  • Utilização do próprio corpo como meio de comunicação e expressão;
  • Criatividade;
  • Percepção e identificação de diferentes ritmos;
  • Combinação de movimentos;
  • Coordenação Psicomotora
  • Integração com o mundo;
  • Expressão livre respeitando o espaço e o grupo;
  • Valorização e respeito às diferenças individuais;
  • Participação autônoma em atividades de lazer;
  • Valorização das conquistas pessoais;
  • Respeito às regras dos jogos, não discriminando os colegas;
  • Valorização e desenvolvimento da sinceridade, colaboração, confiança e o respeito dentro do grupo;
  • Valorização das atividades corporais, adotando atitude cooperativa e solidária sem discriminar os colegas pelo desempenho ou por razões físicas, sexuais, sociais e culturais.

Atividades

  • Utilização dos brinquedos do parque;
  • Escolha livre de brinquedo;
  • Imitação;
  • Brincadeiras com bola;
  • Estátua;
  • Cordas;
  • Expressão corporal através do som de música;
  • Brincadeiras de perseguir, procurar e pegar;
  • Circuito;
  • Brincadeiras cantadas;
  • Brincadeiras de roda;
  • Mímica;
  • Fórmulas de escolhas;
  • Jogos de Faz-de-conta;
  • Jogos de representações;
  • Jogos de adivinhas;
  • Danças;
  • Jogos de agilidade, destreza e força;
  • Recreação;
  • Jogos com brinquedos construídos;
  • Jogos com adivinhas;
  • Jogos de atirar;
  • Atividades rítmicas;
  • Jogos de correr e pular;
  • Dança;
  • Teatro.

2.2. Ações de Enriquecimento Curricular

  • Proporcionar momentos onde as crianças possam desenvolver os movimentos como: dançar, correr, pular, saltar, brincar, etc.
  • Sugerir aos alunos situações para valorizarem seus próprios gestos e mímicas.
  • Propor diversos movimentos corporais expressos em brincadeiras, jogos, atividades esportivas e outras práticas sociais.
  • Organizar gincanas, circuitos desafiadores, para que haja interação entre os próprios colegas da sala, e as outras crianças de outras salas.
  • Propor atividades de imaginação e criatividade para as crianças expressarem suas emoções.
  • Fazer o uso de diferentes jogos de regras para o desenvolvimento das capacidades corporais de equilíbrio e coordenação.
  • Pesquisar diferentes danças tradicionais brasileiras para selecionar aquela que mais interessa às crianças;
  • Utilizar atividades lúdicas, especialmente as que valorizem a motricidade infantil;
  • Propor atividades que favorecem a socialização, o equilíbrio, a coordenação, desafios e construção da auto-estima e autoconfiança.
  • Desenvolver atividades em que os jogos e as brincadeiras tenham regras simples e complexas;
  • Trabalhar com jogos e atividades de ocupação de espaço para que as crianças ampliem as possibilidades de se posicionar melhor e de compreender os próprios deslocamentos e movimentos.

2.3. Procedimentos de Avaliação

A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.

3. Música
Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos: que as crianças adquiram expressão própria no canto, desenvolvam a habilidade de ouvir, perceber e discriminar som, ritmo, espaço, tempo e harmonia, desenvolvam o senso rítmico e a acuidade auditiva, percebam e expressem sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais.3.1. Conteúdos

Conceitos, Fatos e Princípios

  • Apreciação musical
  • Fazer musical
Procedimentos
  • Ouvir obras de diferentes gêneros musicais, épocas, estilos e culturas;
  • Participar de jogos e brincadeiras que envolvam danças;
  • Criar músicas e rimas em jogos cantados;
  • Escutar atentamente;
  • Descobrir possibilidades sonoras com todo material acessível;
  • Expressar-se através da música;
  • Desenvolver memória musical;
  • Descobrir vários ritmos musicais existentes nas regiões de todo país (samba, pagode, forró, MPB, etc.);
  • Participar de jogos e brincadeiras que envolvam danças;
  • Expressar-se através da música e conhecer diferentes sons;
  • Apreciar som e silêncio.

Atitudes, Normas e Valores

  • Interesse por vários estilos musicais;
  • Gosto e atenção em ouvir música;
  • Escuta atenta;
  • Criatividade musical;
  • Expressão própria no canto;
  • Discriminação de som, ritmo, espaço, tempo, harmonia;
  • Acuidade auditiva;
  • Exploração do som e suas qualidades (altura, duração);
  • Interação e participação no grupo;
  • Gosto e atenção em ouvir, cantar e criar músicas;
  • Exploração do som e suas qualidades;
  • Escuta atenta.

Atividades

  • Cantigas de roda;
  • Ouvir Clássicos;
  • Ouvir e dançar com MPB;
  • Brincar com cantigas folclóricas;
  • Apreciar o estilo Sertanejo;
  • Fazer pseudoleitura das letras de música;
  • Brincar com rimas e cantigas inventadas;
  • Acompanhamento de canções;
  • Dramatizações espontâneas;
  • Danças livres ao som de música;
  • Canções de folclore;
  • Brinquedos de roda;
  • Brinquedos cantados;
  • Coral;
  • Criar rimas;
  • Imitar sons;
  • Ouvir músicas Gospel
  • Compor pequenas canções;
  • Interpretar de canções.
3.2. Ações de Enriquecimento Curricular
  • Propor roda de música onde  a criança tem oportunidade de ensinar música já conhecida ao seu grupo;
  • Trabalhar músicas de diferentes gêneros;
  • Criar momentos em que se faça necessário uso de brincadeiras de roda, jogos de diversas épocas;
  • Oferecer-lhe música que desperte o interesse em ouvir, interagir e movimentar-se com ela ao mesmo tempo.
  • Trabalhar com danças folclóricas e tradições culturais dos vários povos que fizeram e fazem nossa cultura;
  • Montar e ensaiar um coral na escola.
  • Criar projetos de trabalho integrando diversas atividades: aulas de grupo, coral, rodas cantadas, escuta de diversas músicas;
  • Apresentar repertório musical que abrange música erudita, popular e folclórica de diferentes épocas e culturas.
3.3. Procedimentos de Avaliação
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.

4. Artes Visuais
Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos: que as crianças estabeleçam relações entre o meio ambiente e as expressões artísticas no que se refere as cores, formas e sensações; que se interessem pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas; que produzam trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação; que adquiram o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos; que desenvolvam a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço e harmonia.
4.1. Conteúdos
Conceitos, Fatos e Princípios
  • O fazer artístico
  • Apreciação
  • Reflexão
  • Apreciação
Procedimentos
  • Observar e reproduzir fotos e paisagens;
  • Criar  desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir do seu repertório;
  • Conhecer e utilizar vários materiais (pincéis, lápis, giz de cera, papéis, tintas, álcool, etc.);
  • Explorar espaços variados;
  • Expressar-se livremente;
  • Desenhar espontaneamente;
  • Expressar vivências;
  • Criar desenhos e expressões;
  • Utilizar os elementos da linguagem das artes visuais ( ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura, etc.);
  • Dominar técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos nas artes;
  • Reconhecer e expressar-se usando formas geométricas;
  • Adquirir hábitos de observação, limpeza e ordem;
  • Interessar-se pelas próprias produções;
  • Criar desenhos, pinturas, colagens e modelagens a partir de representações artísticas novas;
  • Representar através de quadros dramáticos ou lúdicos as histórias infantis;
  • Conhecer diferentes produções artísticas;
  • Apreciar suas produções e a dos colegas;
  • Organizar e cuidar do espaço físico da sala;
  • Criar desenhos, pinturas, colagens e modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais ( ponto, linha, forma, espaço, textura, etc.);
  • Explorar e aprofundar as possibilidades oferecidas pelos materiais necessários para o fazer artístico;
  • Reconhecer a importância das artes visuais na sociedade e na vida;
  • Valorizar e apreciar a produção de arte em geral.
Atitudes, Normas e Valores
  • Forma pessoal de expressão;
  • Criatividade;
  • Observação e atenção;
  • Concentração no trabalho;
  • Valorização da própria produção e da produção dos outros;
  • Organização e cuidado com materiais;
  • Cooperação e iniciativa;
  • Valorização da produção de arte em geral;
  • Respeito pelas diferenças individuais e habilidades de cada um;
  • Respeito pelo próprio trabalho e pelos dos outros;
  • Interesse por apreciar obras de arte presentes na sociedade;
  • Conhecimento da diversidade de produções;
  • Apreciação das artes visuais e estabelecimento de correlação com as experiências pessoais;
  • Respeito e cuidado com os objetos produzidos individualmente e em grupo;
  • Observação dos elementos constituintes da linguagem visual;
  • Apreciação e leitura de obras de arte a partir da observação, da narração, discriminação e interpretação de imagens e objetos.
Atividades
  • Desenhar;
  • Pintar;
  • Construir com sucata;
  • Modelar;
  • Manipulação de diferentes instrumentos de pintura e desenho;
  • Recortes e colagem;
  • Desenho de interferência;
  • Jogos de construção;
  • Manipulação de diferentes instrumentos de pintura, desenho e modelagem;
  • Impressão;
  • Reprodução de desenho;
  • Desenho de observação;
  • Desenho de interferência;
  • Desenhar a partir de uma interferência colocada pre-viamente no papel que pode ser um desenho ou uma colagem de uma parte do corpo humano;
  • Desenho e pintura com várias técnicas e diferentes suportes;
  • Apreciação de obras de arte diversas.
4.2. Ações de Enriquecimento Curricular
  • Oferecer oportunidade para que a criança possa se familiarizar com os materiais e objetos utilizados;
  • Proporcionar contato, uso e exploração de diferentes materiais;
  • Criar possibilidades para que as crianças desenvolvam relações entre as apresentações visuais e suas vivências pessoais ou grupais enriquecendo seu conhecimento do mundo;
  • Intervir na reprodução de desenho, onde o aluno possa avaliar sua forma de expressão;
  • Trabalhar com as expressões artísticas dentro do conteúdo das demais disciplinas utilizando diferentes materiais e técnicas (desenhos, pinturas, modelagens, maquetes).
4.3. Procedimentos de Avaliação
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.

5. Linguagem Oral e Escrita
5.1. Conteúdos
Conceitos, Fatos e Princípios
Linguagem oral
  • Diálogo
  • Argumentação

Linguagem escrita

  • Escrita como representação da fala
  • Organização na escrita do nome
  • Reescrita a partir de suas hipóteses
  • Produção e interpretação de pequenos textos
  • Função social da escrita
Procedimentos
  • Usar a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se, relatar suas vivências em situações de interação presentes no cotidiano e expor seu ponto de vista;
  • Conhecer e produzir pequenos textos, oralmente;
  • Ouvir histórias;
  • Usar o diálogo para resolver conflitos;
  • Participar da elaboração das regras do grupo;
  • Ouvir com atenção;
  • Pronunciar as palavras com clareza;
  • Reconhecer o nome;
  • Usar a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e relatar suas vivências em situações cotidianas;
  • Conhecer e reproduzir oralmente jogos verbais, como parlendas, adivinhas, poemas e canções;
  • Ouvir, comentar, reconhecer e recontar histórias;
  • Defender seu ponto de vista respeitando os demais;
  • Usar corretamente a língua;
  • Preparar a fala para uma exposição oral;
  • Participar em situações cotidianas  nas quais se faz uso da escrita;
  • Saber escrever o próprio nome;
  • Reconhecer as letras do alfabeto;
  • Conhecer os diferentes gêneros de textos que circulam no dia-a-dia;
  • Levantar hipóteses sobre o tema a partir do título;
  • Selecionar material para ler;
  • Compreender o funcionamento comunicativo da escrita (escrever para ser lido);
  • Produzir textos mesmo que não convencionalmente;
  • Interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional;
  • Interpretar, reescrever e produzir pequenos textos;
  • Recontar histórias conhecidas com aproximação às características da história original no que se refere à descrição de personagens;
  • Explorar diferentes tipos de textos;
  • Interpretar, reescrever e produzir pequenos textos;
Atitudes, Normas e Valores
  • Percepção e reconhecimento da função social da comunicação;
  • Respeito diante das colocações de outras pessoas tanto no que se refere às idéias quanto ao modo de falar;
  • Enriquecimento do vocabulário;
  • Preocupação em ser entendido e entender os outros;
  • Reconhecimento do próprio nome.
  • Escrita atenta;
  • Facilidade de expressão;
  • Clareza de dicção;
  • Compreensão dos diferentes tipos de texto: ordens, avisos, comunicações e instruções;
  • Preocupação em ser entendido e entender os outros;
  • Valorizar a leitura;
  • Valorização da escrita como forma de registro;
  • Manuseio, com cuidado, de livros e materiais escritos;
  • Gosto pela leitura.
  • Interesse por ler e ouvir a leitura;
  • Zelo com os livros e materiais;
  • Respeito pela produção própria e alheia;
  • Curiosidade e interesse pela escrita;
  • Exigência de qualidade em suas próprias produções de texto;
  • Interesse por escrever;
  • Reconhecimento da função social da escrita;
  • Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento;
  • Não ter medo de colocar suas hipóteses e suposições;
  • Participação em situações que as crianças leiam, ainda que não o façam de maneira convencional.
Atividades
- Uso diversificado de vários estilos de textos: Fábulas;  Músicas;  Parlendas; Texto informativo;  Rótulos; Propagandas; Poesias; Receitas; Trava-línguas;
- Roda de conversa;
- Forca;
- Dramatização;
- Conto e reconto de histórias;
- Leitura do nome;
- Jogos com nome;
- Memória;
- Dominó.
  • Crachá;
- Leitura de Histórias;
- Caça-palavras;
- Cantinho da leitura;
- Palavras-cruzadas;
- Bingo de letras e palavras;
- Alfabeto Móvel;
- Quebra-cabeça.
- Recontos de histórias feitas pelos alunos e professora;
- Transmissão de recados;
- Leitura de textos diversos;
- Mímica e gestos;
- Leitura do nome;
- Produção de pequenos textos;
- Palavra cruzada;
- Texto com lacunas para completar;
- Conversas informais e formais (recados, convites, bilhetes, informações);
- Entrevistas;
- Pesquisas;
- Atividade de escrita de diferentes textos;
- Jogos de escrita;
  • Faz-de-conta (mercadinho, cantinhos, receitas, etc.).
5.2. Ações de Enriquecimento Curricular
  • Participação na roda de conversa, onde permite que as crianças aprendam a olhar e a ouvir os amigos, trocando experiências;
  • Proporcionar a hora do conto com  leitura compartilhada feito pela professora e pelos alunos;
  • Criar um clima de segurança, respeito e afeto;
  • Propor jogos onde se nomeiam letras;
  • Criar situações em que seja necessário a escrita do nome;
  • Escutar a criança, dar atenção ao que fala, atribuir sentido, reconhecendo que quer dizer algo;
  • Dar significado a fala da criança;
  • Ajudar as crianças a explicitarem , para si e para os demais, as relações e associações contidas em suas falas;
  • Desenvolver a escrita com produções de textos, reescritas de textos individuais, grupais e coletivas e que tenham significados ( poesias, parlendas, músicas, etc.);
  • Propor a participação das crianças em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da oralidade e da escrita (bilhetes, cartazes, convites, etc.).
  • Utilizar diferentes textos como os que circulam na vida real;
  • Trabalhar a leitura de muitas maneiras: em grupos, individualmente, em voz alta, silenciosamente, etc;
  • Propor e elaborar projetos de escrita, como por exemplo, um jornal ou um mural, livros de adivinhas, de instruções de jogos e receitas;
  • Estimular os alunos a escreverem textos, vivendo situações de comunicação real, com objetivos definidos;
  • Propor que os alunos reescrevam textos coletivamente e individualmente, a partir de conversas sobre a estrutura, completando idéias, reorganizando-as, modificando palavras, cortando repetições e conectivos próprios da fala oral.
5.3. Procedimentos de Avaliação
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.

6. Natureza e Sociedade
Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos: que as crianças estabeleçam relações entre o modo de vida característica de seu grupo social e de outros grupos; que estabeleçam algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana, que se interessem e demonstrem curiosidade pelo mundo social e natural, questionando, propondo soluções, formulando perguntas e confrontando idéias.
6.1. Conteúdos
Conceitos, Fatos e Princípios
  • Esquema corporal
  • Órgão dos sentidos
  • Os lugares e as paisagens
  • Meio Ambiente
  • Fenômenos da Natureza
  • Meio de comunicação
  • Meio de transporte
  • Tipos de moradia
  • Modo de ser, viver e trabalhar
  • Saúde
  • Plantas
  • Seres vivos
Procedimentos
  • Ter conhecimento do próprio corpo por meio de uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas;
  • Utilizar os diversos órgãos dos sentidos e membros do corpo;
  • Construir conhecimentos através do contato com a natureza;
  • Perceber que as idéias físicas e naturais não dependem da vontade do homem;
  • Perceber, compreender e utilizar os elementos que compõem o lugar em que vive;
  • Reconhecer as modificações feitas pelo homem;
  • Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente;
  • Utilizar normas de higiene para prevenir doenças;
  • Valorizar atitudes relacionadas à saúde a ao bem estar individual e coletivo;
  • Estabelecer relações entre os fenômenos da natureza de diferentes regiões (relevo, rios, chuvas, secas, etc.);
  • Participar de diferentes atividades envolvendo a observação e a pesquisa;
  • Conhecer as diferentes fontes de informações e meio de transportes através de visitas e registros;
  • Reconhecer relações de mudanças e permanência dos costumes;
  • Pesquisar e conhecer os diferentes meios de comunicação da sociedade;
  • Utilizar normas de higiene para prevenir doenças;
  • Conhecer a importância de uma boa alimentação para a saúde;
  • Observar e conhecer os diferentes tipos de plantas;
  • Identificar os seres vivos;
  • Conhecer os modos de ser , viver e trabalhar de alguns grupos sociais.
Atitudes, Normas e Valores
  • Respeito e cuidado com o próprio corpo;
  • Conhecimento do nome de cada parte do corpo, seu uso e utilidade;
  • Interesse espontâneo em relação a natureza;
  • Utilização dos conhecimentos obtidos em contato com a natureza;
  • Observação da paisagem local;
  • Conservação do meio ambiente e dos espaços individuais e coletivos;
  • Conscientização sobre a importância de manter seu quintal limpo evitando jogar lixo que poderá juntar larvas do mosquito da dengue;
  • Observação e compreensão dos fenômenos naturais;
  • Valorização dos recursos naturais;
  • Valorização e atitude crítica em relação aos recursos tecnológicos;
  • Respeito aos diferentes modos de vida de diferentes grupos sociais;
  • Valorização do patrimônio social, cultural e natural  do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural;
  • Valorização evitando atitudes de desrespeito ao meio ambiente e seres vivos;
  • Leitura e interpretação de registros (livros, desenhos, fotografias, etc.);
  • Formulação de conclusões e explicações sobre o tema em questão;
  • Identificação de alguns papéis sociais;
  • Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo.
Atividades
  • Roda de perguntas;
  • Espelho;
  • Quadrinhas;
  • Recorte e colagem;
  • Interferência;
  • Pintura;
  • Histórias;
  • Pesquisas;
  • Experiências;
  • Cartazes informativos ( uso e confecção);
  • Atividades em grupo e individuais;
  • Leitura, escrita, desenho e coletas de dados;
  • Busca e divulgação sobre a Dengue;
  • Brincadeiras;
  • Música;
  • Filmes;
  • Passeios;
  • Conversas;
  • Jogos;
  • Atividade de observação.
6.2. Ações de Enriquecimento Curricular
  • Formular perguntas para o desenvolvimento dos conteúdos;
  • Proporcionar brincadeiras, canções para reflexão do seu próprio corpo;
  • Fazer o levantamento dos conhecimentos prévios;
  • Dar espaços para as crianças perguntarem e se possível faze-la descobrir através de pesquisas e experiências a resposta;
  • Selecionar textos sobre assuntos diversos da área para trabalhar com os alunos;
  • Oferecer oportunidades para que as crianças possam expor o que sabem sobre a natureza;
  • Elaborar projetos, pesquisas e situações de observação e reflexão sobre o meio em que vivemos;
  • Proporcionar atividades que envolvam a observação, a troca de idéias entre as crianças e a pesquisa;
  • Propiciar o acesso das crianças aos conteúdos inserindo-os nas atividades e no cotidiano da instituição escolar (telefone, computador, quadro de avisos, jornal, meios de transporte dos professores e funcionários, tipos de moradia em volta da escola, etc.);
  • Fazer o levantamento dos conhecimentos prévios;
  • Permitir que a criança construa suas hipóteses e confronte-as com o real para refletir sobre os conteúdos;
  • Promover passeios para observação da diversidade de seres vivos;
  • Eleger temas que possibilitem o conhecimento de hábitos e costumes socioculturais diversos.
6.3. Procedimentos de Avaliação
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
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7. Matemática
Com base nos dados levantados na avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, priorizaremos os seguintes objetivos: que as crianças reconheçam e valorizem os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano social; que desenvolvam a capacidade de analisar, relacionar, comparar, classificar, ordenar, criar, generalizar, avaliar, observar e explorar o ambiente que a cerca; que sejam cidadãos autônomos, capazes de pensar e tomar decisões; que sejam capazes de comunicar idéias matemáticas, hipóteses e soluções de situações problema utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática.
7.1. Conteúdos
Conceitos, Fatos e Princípios
  • Escrita numérica
  • Seqüência numérica
  • Número e quantidade
  • Seriação
  • Simbolização
  • Espaço e forma
  • Grandezas e medidas
  • Classificação e ordenação
  • Situação-problema
  • Cálculo mental
Procedimentos
  • Associar símbolos às quantidades correspondentes;
  • Agrupar de diferentes maneiras uma mesma quantidade;
  • Seriar diferentes materiais;
  • Verbalizar numa série dada, o primeiro, o último, o que vem depois, o que vem antes;
  • Fazer comparações entre números e quantidades;
  • Ler, escrever, comparar e ordenar números;
  • Participar de brincadeiras e jogos onde se faz uso da contagem;
  • Manipular os elementos do seu ambiente;
  • Classificar elementos segundo diferentes critérios, como cor , forma, tamanho, etc.
  • Relacionar tamanhos, formas e medidas;
  • Resolver situações-problemas;
  • Observar formas geométricas;
  • Verbalizar em diferentes situações a seqüência numérica;
  • Separar e generalizar materiais diversos;
  • Colecionar materiais de acordo o interesse do grupo;
  • Analisar e avaliar as suas conquistas;
  • Seriar, comparar e verbalizar números e quantidades;
  • Saber tomar decisões a partir dos desafios da rotina diária;
  • Utilização de noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas e operações;
  • Comparar as distâncias, medidas e tamanho;
  • Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram;
  • Registrar números em diferentes situações;
  • Manusear cédulas xerocadas em brincadeiras de faz-de-conta;
  • Ter confiança em suas próprias estratégias;
  • Comparar receitas (culinária, tintas, etc.);
  • Comparação de escritas numéricas.
Atitudes, Normas e Valores
  • Observação e conhecimento dos números existentes no ambiente que nos cerca;
  • Capacidade de identificar e comparar quantidades e números;
  • Valorização de trocas de experiências a partir de situações reais;
  • Desenvolvimento de capacidade de relacionar, comparar, classificar e ordenar números;
  • Desenvolvimento da notação numérica;
  • Observação do espaço em que vive;
  • Curiosidade;
  • Observação e uso dos números em seus diferentes contextos;
  • Segurança na resolução e formulação de hipóteses em desafios;
  • Identificação de diferentes materiais sobre o mesmo assunto;
  • Descrição e representação de pequenos percursos e trajetos;
  • Compreensão e uso de diferentes instrumentos de medida;
  • Uso da linguagem matemática;
  • Exploração e identificação de propriedades geométricas;
  • Resolução de problemas elaborados pelos alunos e pelos professores;
  • Análise e avaliação de suas conquistas.
Atividades
  • Observar números que fazem parte de sua vida ( sapato, roupa, casa, etc.);
  • Bingo e ditado de números;
  • Trabalho com sequência numérica através de réguas, fitas métricas, trenas, quadro numérico, calendário;
  • Músicas;
  • Histórias (valorizando a seqüência dos fatos);
  • Jornais de mercado;
  • Jogos de encaixe;
  • Jogos numéricos;
  • Uso do calendário;
  • Pesquisa;
  • Jogos de Faz-de-conta;
  • Histórias;
  • Exploração de numerais em diferentes materiais;
  • Músicas;
  • Registro de jogos (posição, pontuação);
  • Listas;
  • Modelagem;
  • Recorte e colagem;
  • Observar e explorar o ambiente que o cerca;
  • Manipular os elementos do seu ambiente;
  • Classificar materiais manipulando e levando em consideração seus atributos;
  • Brincar com rótulos e embalagens em diversas situações;
  • Jogos de contagem;
  • Situações problema envolvendo o cotidiano escolar.
  • Ditado de números;
  • Bingo;
  • Manipular e utilizar blocos e figuras geométricos;
  • Jogos variados;
  • Participar do feitiu e registro de receitas.
7.2. Ações de Enriquecimento Curricular
  • Fazer uso do calendário durante todo o ano letivo;
  • Despertar a criança para a presença dos números em diferentes contextos;
  • Propor, no cotidiano, situações problemas envolvendo representações numéricas, em jogos, em atividades onde é necessário dividir a turma ou materiais, votações, chamada, etc.;
  • Questionar as crianças para que reflitam e formulem hipóteses;
  • Propor dramatizações de situações-problema;
  • Realizar trabalhos com formas geométricas por meio de observação do ambiente, de obras de arte e artesanato;
  • Utilização dos números durante as atividades seqüenciadas;
  • Fazer uso de contagem através da tabela numérica;
  • Propor momentos com oficinas de jogos;
  • Dar oportunidade aos alunos de observar tudo que os rodeia, comparando, analisando, classificando, ordenando, contando, medindo, etc.
  • Organizar atividades diversas, como jogos, brinquedos, modelagem, manuseio de diferentes materiais, onde as crianças vão adquirindo os conhecimentos matemáticos.
  • Propor situações em que as crianças coloquem em prova os conhecimentos construídos durante o ano;
  • Aproveitar situações reais para propor novos desafios;
  • Elaborar situações didáticas para que todos possam aprender e progredir em suas aprendizagens.
7.3. Procedimentos de Avaliação
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.

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