segunda-feira, 30 de maio de 2011

Brinquedoteca

Brinquedoteca
Atualmente o tempo das crianças é habitualmente saturado por deveres e afazeres, restando pouco tempo para atividades lúdico-criativas. Assim, diminuem, as possibilidades das crianças descobrirem sua própria maneira de ser, construir sua afetividade e fazer suas próprias descobertas por meio do brincar. Nessa perda de respeito pela infância e de seus verdadeiros interesses e necessidades somos, finalmente, quase obrigados a esquecer o que desejamos e o que deveria ser prioridade para as crianças.
Apalavra lúdico tem por significado brincar. Nesse brincar estão incluídos jogos, brincadeiras e brinquedos. A brincadeira sempre fez parte da humanidade, no entanto culturalmente somos ensinados a não sermos lúdicos. É muito comum ouvirmos frases como esta "brincadeira tem hora", "chega de brincadeira, agora é hora de estudar".
O brinquedo começou a ser valorizado na década de 50, principalmente com o avanço da Psicologia sobre o desenvolvimento da criança, colocando atividades lúdicas em evidência, por ser o brincar a essência da infância. A conotação do lúdico atualmente ultrapassa a infância sua utilização se expandiu tanto que se tornou necessário criar espaços especiais destinados a vivências lúdicas que se chamam brinquedotecas.
A Brinquedoteca é um espaço que visa estimular crianças e jovens a brincarem livremente, pondo em prática sua própria criatividade e aprendendo a valorizar as atividades lúdicas.
A Suíça foi o primeiro país em que surgiu a idéia de emprestar brinquedos. Os mesmos eram destinados às crianças com necessidades especiais, sendo utilizados para estimular através das brincadeiras. No Brasil a primeira brinquedoteca foi a Brinquedoteca Indianópolis, criada em 1981. Possui trabalhos apresentados em congressos na Austrália, Coréia, Suécia, dentre outros. Foi ela quem sediou a fundação da Associação Brasileira de Brinquedotecas - ABB. Fundada em 28 de abril de 1985, por professores, técnicos e profissionais da educação. Esta associação está preocupada em garantir o espaço e o direito de brincar.
Ainda, em 1985, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo foi inaugurada uma brinquedoteca. Este acontecimento permitiu reconhecer a importância do brinquedo no desenvolvimento da criança pela sociedade brasileira.
Um trabalho importante que colaborou para a propagação das brinquedotecas no Brasil foi o Projeto Brinquedoteca Terapêutica. Iniciado em 1986, pela APAE de São Paulo, oferecia atendimento às famílias de crianças portadoras de deficiência.
O primeiro periódico nacional sobre brinquedoteca foi editado em São Bernardo do Campo - SP, pela Secretaria da Educação desta cidade, intitulado " O Brinquedista " .
Nas brinquedotecas procura-se por meios de brinquedos e de atividades lúdicas facilitar a compensação de necessidades camufladas. Através da livre expressão, do apoio efetivo e das oportunidades de gratificação pelo desempenho prazeroso, o autoconhecimento pode ser reforçado, além de proporcionar prazer, afetividade, autonomia, criatividade, imaginação, sensibilidade, vivências corporais, confiança, interação entre pessoas, concentração etc.
A brinquedoteca tem como objetivos:
  • Estimular o desenvolvimento da criança.
  • Valorizar o brinquedo e as atividades lúdicas e criativas.
  • Possibilitar o acesso à variedade de brinquedos .
  • Desenvolver hábitos de responsabilidade e trabalho.
  • Criar espaços de convivência para propiciar interações espontâneas .
  • Desvincular o valor lúdico do brinquedo do seu valor monetário .
  • Orientar profissionais quanto às necessidades psicopedagógicas das crianças.
Uma brinquedoteca pode ter várias funções:
FUNÇÃO PEDAGÓGICA
Uma das funções da Brinquedoteca é permitir a seleção de brinquedos de qualidade. Para possibilitar que professores, pedagogos, psicólogos e demais profissionais, trabalhem a necessidade psicopedagógicas das crianças.
FUNÇÃO SOCIAL
A função social da Brinquedoteca visa permitir que crianças de qualquer nível econômico possam ter acesso a uma variedade de brinquedos e jogos independentes de seu custo para aquisição.
FUNÇÃO COMUNITÁRIA
Esta função permite que crianças aprendam a respeitar regras, estimular a troca de informações, reforçar o sentimento de cooperação e compreensão através do grupo de brincadeiras que se constrói no ambiente da Brinquedoteca.
FUNÇÃO CULTURAL
Esta função possibilita a criação de um novo círculo de amizades entre as crianças que freqüentam a Brinquedoteca trocando informações.
Existem vários tipos de Brinquedoteca:
BRINQUEDOTECA ESCOLAR
É aquela brinquedoteca organizada em um setor da escola aonde os alunos vão para brincar ou escolher jogos. Tenta suprir a escola com materiais necessários às atividades pedagógicas, oferecendo o espaço escolar para o desenvolvimento de brincadeiras.
BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA
É aquela brinquedoteca organizada em ambiente universitário para funcionar nos moldes de uma biblioteca de brinquedos e materiais pedagógicos, para uso dos profissionais da educação e pesquisadores. Tem como objetivo fornecer subsídios para a prática pedagógica através dos brinquedos, desenvolvendo pesquisas que ressaltem a importância dos jogos e brinquedos para a educação.
BRINQUEDOTECA EM BIBLIOTECAS
É aquela brinquedoteca organizada e mantida por bibliotecas públicas ou particulares. No Brasil, em geral, não realizam empréstimo de brinquedos. Em bibliotecas públicas, geralmente são instituídas através de campanhas de doações de brinquedos. Utilizam o espaço com liberdade para a criança brincar com brinquedos artesanais, confeccionados em oficinas oferecidas pela própria biblioteca e até com brinquedos mais sofisticados, tais como os eletrônicos.
BRINQUEDOTECA COMUNITÁRIA
É aquela brinquedoteca que serve a determinadas comunidades, funcionando como uma biblioteca circulante, em um caminhão ou ônibus que leva brinquedos a diferentes locais, para que as crianças possam ter por determinado período de tempo, contato com brinquedos diversos. Mantidas por associações, prefeituras ou organizações sem fins lucrativos, permitem à criança um espaço para expressar a cultura infantil e propiciam a integração social.
BRINQUEDOTECA TERÂPEUTICA
È aquela brinquedoteca onde a criança recebe atendimento profissional clínico especializado, desenvolvido através de brinquedos, que a criança também pode levar para casa o brinquedo.
BRINQUEDOTECA HOSPITALAR
É aquela brinquedoteca instituída em um departamento do hospital onde a criança hospitalizada tem a disposição brinquedos, que podem ser levados ou não para os leitos dependendo das condições clínicas do paciente. Auxilia na recuperação e ameniza o trauma psicológico da hospitalização, através de atividades lúdicas.
Relatos da experiência da brinquedoteca do Hospital Infantil da FAISA (Fundação de Assistência á Infância de Santo André/SP)
"A brinquedoteca as faz renascer, lhes dá alegria, o brincar e os brinquedos estimulam as suas fantasias, descobrem amigos, é um lugar cheio de histórias, músicas, desenhos, teatro. Se a doença é mais grave e a criança tem que permanecer acamada, os brinquedos são levados até ela. E sempre existe alguém que gosta de brincar; enfermeiras, estudantes de medicina ou da psicologia. Existem crianças que moram perto do hospital, e que mesmo depois da alta hospitalar retornam a brinquedoteca, trazendo amiguinhos".
"Procura-se desmistificar o pavor dos exames, transformando-os em brincadeiras, assim como conversar com naturalidade com crianças e pais, reduzindo o medo e a angústia originados pela doença. Familiarizam-se as crianças com as salas de exames e curativos".
Outro relato de experiência lúdica dentro do Instituto da Criança/SP "Doutores da Alegria":
"Desde que este novo tipo de doutor começou a participar do atendimento, observou-se uma coisa surpreendente, não só os nossos pequenos pacientes tornaram-se mais alegres, como a comunidade descobriu que também era capaz de brincar. O ambiente tornou-se mais leve, menos formal, o que seguramente aumentou a qualidade da atenção prestada, tornando o tratamento mais eficiente e menos penoso".
A prática de brincadeiras é uma atividade essencial para a criança equilibrar suas tensões, trabalhar suas ansiedades, desenhos e sonhos, para construir conhecimentos e desenvolver suas estruturas mentais. Temos agora assegurado em lei o oferecimento de briquedotecas nos hospitais conforme lei abaixo:
LEI Nº 11.104, DE 21 DE MARÇO DE 2005.
Dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedotecas nas unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o Os hospitais que ofereçam atendimento pediátrico contarão, obrigatoriamente, com brinquedotecas nas suas dependências.
Parágrafo único. O disposto no caput deste artigo aplica-se a qualquer unidade de saúde que ofereça atendimento pediátrico em regime de internação.
Art. 2o Considera-se brinquedoteca, para os efeitos desta Lei, o espaço provido de brinquedos e jogos educativos, destinado a estimular as crianças e seus acompanhantes a brincar.
Art. 3o A inobservância do disposto no art. 1o desta Lei configura infração à legislação sanitária federal e sujeita seus infratores às penalidades previstas no inciso II do art. 10 da Lei no 6.437, de 20 de agosto de 1977.
Art. 4o Esta Lei entra em vigor 180 (cento e oitenta) dias após a data de sua publicação
Brasília, 21 de março de 2005; 184o da Independência e 117o da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Tarso Genro
Humberto Sérgio Costa Lima

Bibliografia
Brinquedoteca: O lúdico em diferentes contextos. Santa Marli Pires dos Santos(org), Petrópolis,RJ;.Ed. Vozes. 1997.
Sites
www.ced.ufsc.br/~zeroseis/cotidiano3
www.brinquedotecabh.vilabol.com.br/brinquedoteca.htm
www.uniandrade.br/portal/instituicão/as/brinquedoteca/index.asp
www.scr.hcnet.usp.br/brinqued1.htm
www.soleis.adv.br/brinquedoteca.htm

Nenhum comentário: