sábado, 9 de abril de 2011

Plano para cada mês (Comemorações)


CONTEÚDOS:
Expressão, manifestação e controle progressivo de suas necessidades, desejos e
sentimentos em situações cotidianas.
Desenvolver a iniciativa para resolver pequenas situações problemáticas cotidianas, pedindo
ajuda se necessário.
Interagir com os coleguinhas e demais pessoas com as quais convive. Participar de brincadeiras onde possam escolher os brinquedos e os parceiros. Trabalhar órgãos dos sentidos. Trabalhar cores. Participar de brincadeiras com meninos e meninas de jogar bola, casinha, etc. ( “ o faz de
conta ” ). Falar ao telefone.
Conversar com a criança. Organizar rodas de conversa. Deixar que ela conte feitos
ocorridos. Ouvir suas queixas. Propiciar o diálogo. Ouvir estórias. Manusear livros e revistas.
Repetir as palavras corretamente. Ensinar a criança a escutar. Pedir a ajuda da criança na realização de pequenas tarefas. Valorizar a limpeza e aparência pessoal. Conhecer e utilizar algumas regras de convívio social. Relacionamento com os coleguinhas, uso de materiais e espaço físico adequados. Procedimentos relacionados à alimentação e à higiene das mãos e bucal, cuidados e limpeza
de várias partes do corpo.
Utilização adequada dos sanitários. Cuidados com as situações de risco no seu ambiente. Procurar entender o choro infantil e propiciar o encaminhamento adequado para solucionar a
situação.
Participar de brincadeiras que envolvam correr, subir, descer, escorregar, movimentar-se,
dançar, etc.
Ouvir produções musicais e Cantar. Participar de jogos e brincadeiras que envolvam danças e improvisação musical. Bandinha rítmica. Uso do desenho, pintura, modelagem, colagem, desenvolvendo o gosto por aquilo que faz. Uso de diferentes texturas. Argila, massa de modelar. Empilhar objetos. Comentar os desenhos assistidos com as crianças. Comentários diários sobre o tempo. Uso adequado do lixo. Uso da água e energia elétrica. Conhecimento e cuidados básicos de pequenos animais domésticos, como o cão e o gato. Cuidados com as plantas. Contar quando está doente. Utilizar a contagem oral (cantigas que incluem diferentes formas de contagem – ex.: “a
galinha do vizinho”, “um dois, feijão com arroz”.
Usar brinquedos de encaixe. Uso de espaço externo: parquinho, espaço coberto. Jogos de esconder e pegar. Uso de Brinquedoteca (espaço lúdico).
Além deste conteúdo programado para o decorrer do ano, serão incluídas as datas cívicas e
comemorativas dos diferentes meses do ano. Lembrar:
FEVEREIRO / MARÇO:
Dia do Circo Semana da Nutrição ( 26 a 31/03 )
ABRIL:
Comemoração do Dia Mundial da Saúde ( 07/04 ) Páscoa Dia do Índio ( 19/04 )
MAIO:
Dia do Trabalho ( 01/05 ) Dia das Mães ( 2º Domingo do mês )
JUNHO:
Festa Junina (cantigas, estórias e danças)
AGOSTO:
Folclore (representação, estórias e danças) Vacinação de cães e gatos Comemoração do Dia do Carteiro
SETEMBRO:
Independência do Brasil ( 07/09 )
OUTUBRO:
Semana de proteção aos animais ( 4 a 8 /10 ) Comemoração do Dia da Ave ( 05/10 ) Dia da Criança ( 12/10 ) Dia do Professor ( 15/10 ) Semana dos bons dentes ( 23 a 27/10 )
NOVEMBRO:
Proclamação da República ( 15/11 ) Dia da Bandeira ( 19/11 )
DEZEMBRO:
Comemoração do Natal – Nascimento de Jesus Festa de encerramento do ano.
CONCLUSÃO GERAL

Transmitir às crianças conhecimentos que atinjam a parte afetiva,
que penetrem em seu modo de ser e em seu coração;
o sucesso visado será sempre o bem estar das crianças

Nenhum comentário: