sábado, 9 de abril de 2011

Para alfabetizar -
HORA DA LEITURA

Ler em voz alta para os alunos todos os dias. Leituras de:
Anedota
Adivinhação
Material de propaganda
Anúncios variados,
Receitas simples e econômicas: suco de limão, sopa,macarrão, receitas da escola. Convidar a merendeira para ditar a receita, o professor escreve no quadro para os alunos verem
Histórias
Notícias de jornal, de preferência de interesse da turma e que tenha sido divulgada no rádio ou na televisão, jogo de futebol, chuva que caiu na cidade, aumento dos preços de comida, eleições.

As histórias não devem ser apresentadas para dar lições de moral, nem para transmitir conteúdos.
Leia algo que você mesmo goste.
Não mude a pronúncia e atente para a pontuação.
Mude o tom de voz para os personagens, para realçar passagens importantes do texto e as emoções que aparecem.
Não altere as palavras.
Dê explicações que forem necessárias, mas evite interromper freqüentemente a leitura.
Não leia por muito tempo.
Explore:
· as ilustrações.
· As informações contidas na capa e na contracapa (título, autor, etc)
· Numeração das páginas,
· Direção da escrita.
Letras e números

A criança de 5 anos gosta que leiam para ela, embora ela também goste de folhear livros e revistas. Gostam mais de histórias de animais do que de pessoas. Mas também gostam de livros que contem coisas sobre a vida das crianças.
Tem interesse em copiar números e letras. Gosta de participar de jogos simples que os envolvem.
Para alfabetizar - Parte 4
ATIVIDADES COM O NOME

Escreva os nomes dos alunos e as pregue na parede na ordem alfabética.
Compare com os alunos:
· Quantidade de letras dos nomes, qual tem mais, qual tem menos?
· Há nomes com poucas e muitas letras,
· Há nomes que começam, ou acabam com a mesma letra,
· Os nomes maiores nem sempre são das pessoas mais altas. O nome das pessoas não tem a ver com o tamanho do seu nome,
· Os nomes podem ser iguais,
· Podem ter o mesmo número de letras.
Para alfabetizar - Parte 3
FORA DA ESCOLA:

Observar coisas escrita fora da escola. No outro dia cada um falará sobre o que viu, letras ou números. A professora pergunta:
· Onde estavam escritos?
· O que será que estava escrito?

Outras atividades para explorar os diferentes tipos de textos:

Um envelope endereçado e a carta que ele contém: é pessoal ou comercial? O que pode estar escrito em uma carta?
Livros variados,
Contas variadas
Dinheiro
Documentos
Calendários, listas de telefones úteis
Catálogos de telefone

Quando apresentar analisar:
· São escritos à mão ou à maquina,
· Que tipos de letras aparecem?
· São entremeados com figuras, fotos ou ilustrações? Ou não?
· Tem números e letras, ou só letras?
· Identificar o que é letra e o que é número.
· Há números e letras iguais?
· Tem palavras iguais?
· Tem algo repetido?
Para alfabetizar - Parte 2
NA ESCOLA:
· Passear pela escola, com o desafio de adivinhar o que está escrito: nome da escola, na fachada; o número do prédio; cartazes; placas das portas; avisos; números, dentre outros.e
· Deixar a turma pensar o que está escrito em diferentes suportes de texto.
· Propor problemas para alunos que não se manifestam:
· O que será que está escrito na frente do ônibus, em uma lata de óleo, etc.
Pedir que os alunos tragam de casa: rótulos de vários produtos (alimentos, higiene, produtos de limpeza e remédio).
Buscar com os alunos:
· Placas de ruas e praças,
· Letreiros de ônibus e de lojas,
· Placas de veículos (letras e números),
· Rótulos de produtos diversos,
· Frases de pára-choque de caminhão,
· Cartazes e folhetos de publicidade,
· Embalagens,
· Latas,
· Jornais velhos,
· Revistas velhas.
Colocar o material que os alunos trouxerem à vista de todos.
Olhar e comparar o que trouxeram.
Questionar:
Alguém conhece este rótulo, ou produto?
O que será que está escrito aqui?
Ler para a turma e deixar que troquem os materiais.
Para alfabetizar - Parte 1
Para fazer o planejamento da turma de seis anos, alguns livros são indispensáveis, além do de Arnold Gesell, que nos auxilia a entender como são os pequenos e como podemos agir na escola para ajudá-los.
Postarei sobre alguns deles. Também deixo a referência, pois posto o meu olhar sobre o livro. Lendo-os vocês podem encontrar algo mais que me passou desapercebido. Afinal "a leitura do mundo antecede a da palavra" e a nossa experiência faz muita diferença na hora de ler um texto.
Espero que gostem e que lhes seja útil, como foi para mim.
CARVALHO, Marlene. Guia prático do alfabetizador. Série Princípios. Ed. Ática. São Paulo.

OBJETIVOS:Analisar os diversos usos da escrita na vida cotidiana,
Descobrir que letras e números são diferentes,
Comparar a grande variedade de tipos de letras existentes (cursiva e de imprensa, maiúsculas e minúsculas, etc),
Descobrir que mesmo sem saber ler já se sabe alguma coisa de útil sobre a leitura,
Provocar o desejo de saber mais.
Antes de ensinar a decodificar letras e sons mostrar aos alunos o que se ganha com a leitura por meio de atividades de compreensão de leitura, para que a mesma faça sentido e lhe permita perceber os vários usos sociais da escrita.

Nenhum comentário: